Nas Notícias

Sol e calor nesta semana, sobretudo no centro e sul

Sol_Praia_IPMA_900

As previsões meteorológicas do IPMA apontam no sentido de um aumento das temperaturas, com máximas de 32 graus em Évora, 31 em Santarém, 30 em Beja e Castelo Branco e 29 em Lisboa e Braga, nesta segunda-feira. Os dias que se seguem trazem um quadro semelhante.

O sol e o calor estão de regresso nesta semana, com temperaturas máximas a tocar nos 30 graus, valor acima do que normalmente se regista nesta época do ano.

Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Évora será hoje a cidade mais quente, com máximas de 32 graus, mas Santarém (31), Beja (30), Castelo Branco (30), Braga (29) e Lisboa (29) também terão valores elevados.

O litoral sul terá temperaturas mais amenas (26 graus de máxima), semelhantes às verificadas no litoral norte do País (25 em Viana do Castelo e Porto).

Já os distritos de Vila Real, Bragança e Viseu verão o termómetro subir aos 27 graus.

Bem mais ameno será o quadro nos Açores e na Madeira, com máximas entre os 22 graus de Santa Cruz e 25 do Funchal.

“Para hoje, segunda-feira, não estamos a prever muitas diferenças no estado do tempo em relação ao fim de semana. A tendência entre hoje e sexta-feira é para pequenas oscilações nas temperaturas, mas nada de significativo. Os dias vão manter-se quentes”, adiantou Paula Leitão, meteorologista do IPMA, em declarações à agência Lusa.

Mas se o dia traz calor, a noite será bem fresca. A elevada amplitude térmica far-se-á sentir apenas em Portugal Continental, com mínimas de 10 graus em Bragança, 12 na Guarda e 11 em Leiria (o distrito mais frio).

Ainda que o sol seja a nota predominante, é de esperar alguns aguaceiros fracos (alternados com sol) na terça-feira e na quarta-feira, em algumas regiões do País.

Em destaque

Subir