A NASA tem questionado a formação dos sulcos existentes nas dunas de Marte e chegou a uma conclusão: gelo seco. Terão sido os blocos de CO2 congelado a provocar esse efeito, o que leva uma cientista da agência norte-americana a gracejar: “agora sonho fazer ‘snowboard’ em Marte”.
Os sulcos existentes nas dunas de Marte não terão sido provocados por água a correr, mas pelo deslizamento de grandes blocos de CO2 congelado, também conhecido por gelo seco. A conclusão é da NASA e uma das cientistas, Serina Diniega, já gracejou com a hipótese: “sempre sonhei ir a Marte. Agora sonho em fazer ‘snowboard’ sobre um bloco de gelo seco numa duna de Marte”.
De acordo com o comunicado ontem emitido pela agência espacial norte-americana, a ausência de detritos acumulados inviabiliza a hipótese dos sulcos terem sido provocados por erosão, devido à passagem de fluxos de água. Os cientistas da NASA analisaram as imagens recolhidas pela sonda Mars Roconnaissence Orbiter e, com a realização de testes em dunas de areia (nos estados de Utah e Califórnia), concluíram que os sulcos, até por terem uma largura relativamente constante, terão sido provocados pelo deslizamento de grandes blocos de gelo seco.