Nas Notícias

Medicamentos: Infarmed deteta 13 farmácias com “falsas devoluções” para distribuidor fazer “exportação”

medicamentos 2A Autoridade do Medicamento identificou 13 farmácias no âmbito do combate à exportação ilegal de medicamentos. “O que algumas fazem é falsas devoluções de medicamentos em massa a um distribuidor que depois faz a exportação”, explicou o presidente, ouvido no Parlamento.

Eurico Castro Alves, presidente da Autoridade do Medicamento (Infarmed), foi hoje ao Parlamento apresentar o ‘trabalho de casa’ no que concerne ao combate à exportação ilegal. De acordo com o responsável, nenhuma farmácia foi identificada a praticar o crime, mas 13 delas foram identificadas como fazendo parte de um esquema em que a exportação ilegal fica a cargo do distribuidor.

“O que algumas fazem é falsas devoluções de medicamentos em massa a um distribuidor que depois faz a exportação”, explicou Castro Alves, citado pela Lusa, resumindo os dados recolhidos ao longo da ação de inspecção a 24 estabelecimentos, realizada entre 27 e 31 de maio.

As farmácias investigadas pelo Infarmed estavam sob suspeita de realizarem distribuição por grosso de medicamentos não autorizada. De acordo com o presidente, caberia ao distribuidor realizar a exportação ilegal dos fármacos devolvidos. Castro Alves acrescentou, perante os deputados, que o Infarmed continua a promover ações de fiscalização, inclusive com a ajuda da Polícia Judiciária.

Os 13 estabelecimentos identificados são um “conjunto pequeno de prevaricadores”, como acontece “em qualquer sector de actividade”, acrescentou o presidente do Infarmed, considerando as farmácias portuguesas como “instituições credíveis dirigidas por pessoas sérias”.

O responsável tentou desvalorizar a crise num setor onde, entre 2800 estabelecimentos, 18 encerraram temporariamente, dos quais 10 foram já no ano em curso. “Estão a ser estudadas medidas razoáveis que garantam a sustentabilidade” do setor, assegurou Castro Alves, revelando ter conhecimento oficial de 35 farmácias em processo de insolvência.

A estes números, o presidente do Infarmed contrapôs outro: a Autoridade recebeu mais de 400 pedidos para a abertura de novos estabelecimentos.

Em destaque

Subir