Mundo

Sismo no México provoca ondas de tsunami no Pacífico

O sismo de magnitude 8.4 que atingiu o México provocou ondas de tsunami, na costa do Pacífico. Há cinco mortos confirmados, num número provisório.

De acordo com o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, foram detetadas ondas de tsunami, efeito do sismo que atingiu o México, nesta quinta-feira, na madrugada de sexta-feira em Portugal.

Verificaram-se ondas com cerca de um metro acima do nível da maré, segundo os registos daquele centro.  El Salvador, Equador e Guatemala poderão também sofrer efeitos deste sismo, com alerta de tsunami na região.

O sismo na costa sul do México atingiu uma magnitude de 8,4. Há pelo menos cinco mortos confirmados, número provisório que presumivelmente será mais elevado.

O fenómeno registado a 35 quilómetros de profundidade e teve epicentro a 137 quilómetros de Tonalá, no estado mexicano de Chiapas, segundo dados do serviço geológico dos EUA.

“50 milhões de pessoas sentiram este sismo. Que dados temos até agora? Não temos indicação, até este momento, de danos maiores de infraestruturas ou de feridos ou vítimas mortais em número maior”, afirmou o presidente do México, Enrique Peña Nieto, em declarações à Televisa.

O governante salientou que o dispositivo de segurança do Estado está no terreno e confirmou que “já foram sentidas várias réplicas”.

“É de esperar, pode ocorrer uma réplica – e atenção, já tivemos 42 réplicas, a maior delas com 6,1 graus. Como diz a experiência do Centro Nacional de Prevenção de Desastres, pode ocorrer uma réplica, nas próximas 24 horas, de um grau abaixo do sismo desta manhã. Quer dizer, de 7,4 graus. Temos de estar atentos”, concluiu.

Em destaque

Subir