Mundo

Síria: França aponta cerca de 280 vítimas do ataque do regime, EUA falam em 1400

al-ahly1Os números que a França adianta – sobre as vítimas mortais do ataque com armas químicas, alegadamente perpetrado pelo regime de Bashar al-Assad – são muito diferentes daqueles que são apresentados pelos EUA. O governo francês, que divulgou novas imagens chocantes do ataque, aponta “pelo menos 281” mortos, muito aquém dos 1400 que os EUA adiantam.

França e EUA não têm dúvidas de que o regime sírio de Bashar al-Assad é o autor dos ataques com armas químicas que mataram centenas de civis, a 21 de agosto, mas apresentam dados muito díspares, numa altura em que a comunidade internacional se tenta unir para combater o presidente da Síria.

De acordo com a agência noticiosa AFP, que cita fonte oficial dos serviços secretos franceses, morreram “pelo menos 281 pessoas”. O documento foi entregue ao primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault. Por seu turno, os EUA, que pretendem reagir ao ataque atribuído a Bashar al-Assad, falam em 1400 mortos.

Os dois países não têm dúvidas, no entanto, sobre quem foi o autor deste ataque na Síria. O governo francês divulgou vídeos que provam a utilização de armas químicas, onde se podem ver algumas das vítimas dos ataques químicos que a comunidade internacional atribui ao regime de Damasco contra os civis.

Além de vítimas mortais – que não apresentam qualquer ferimento, o que indicia que os civis foram alvo de ataques químicos –, França mostra ainda algumas crianças com dificuldades respiratórias, em resultado do ataque de Bashar al-Assad.

Em destaque

Subir