Motociclismo

Sexto lugar de Miguel Oliveira deixa-o mais longe do líder de Moto 2

Ao terminar o Grande Prémio da Holanda de Moto 2 na sexta posição Miguel Oliveira ficou mais longe de líder do campeonato, Francesco Bagnaia, que venceu a corrida deste domingo.

Ter de partir de 17ª para a prova disputada no Circuito de Assen já era um handicap para o piloto português da Red Bull KTM Ajo, e mais ainda quando o rival arrancava da ‘pole position’ e dominou toda a corrida.

A Miguel Oliveira só restou tentar recuperar o máximo de posições possível, que desta vez não foram suficientes para chegar ao pódio, intensamente discutido no que ao segundo e terceiro lugares diz respeito. O piloto de Almada chegaria à sétima posição com as ultrapassagens que realizou, e depois ainda ganharia mais um lugar devido ao abandono de Lorenzo Baldassarri.

Mesmo assim vale o ganho de onze posições conseguido por Miguel Oliveira, que apesar de ter uma tarefa árdua nunca ‘baixou os braços’, nem mesmo quando o francês Fabio Quartaro o ultrapassou na sua caminhada para a segunda posição em que viria a terminar.

De referir que durante a prova Oliveira perdeu ainda muito tempo quando lutou com Mattia Pasini, e que isso explica porque razão o piloto português também não terminou mais acima na classificação que o sexto posto final.

Miguel retira ensinamentos da prova holandesa: “A corrida foi difícil. Este fim de semana experimentamos várias soluções para nos ajudar na qualificação. Entendemos muitas coisas. Foi positivo para o resto da temporada, porque é nestes momentos difíceis que entendemos cada vez mais a moto e também pressionamos um pouco a fábrica para nos trazer outras soluções”.

“O sexto lugar desde fim de semana foi o melhor resultado possível. Vamos para a próxima corrida, na Alemanha, onde no ano passado fomos competitivos e lutamos pela vitória com a convicção de que nos aproximamos cada vez mais da luta pelo campeonato. Estamos muito positivos e otimistas em relação ao futuro”, acrescenta Miguel Oliveira, que vê agora a 16 pontos de Francesco Bagnaia.

Classificação

1º Francesco Bagnaia (Kalex) 39m30,436s

2º Fabio Quartararo (SpeedUp) + 1,748s

3º Alex Marquez (Kalex) + 2,179s

4º Marcel Schrotter (Kalex) + 4,094s

5º Joan Mir (Kalex) + 4,342s

6º Miguel Oliveira (KTM) + 5,230s

7º Brad Binder (KTM) + 9,568s

8º Luca Marini (Kalex) + 9,960s

9º Sam Lowes (KTM) + 14,133s

10º Andrea Locatti (Kalex) + 14,332s

 

Em destaque

Subir