Tecnologia

Setor das telecomunicações é o que recebe mais reclamações

reclamacoes _nas_telecomunicacoes

O setor das telecomunicações em Portugal continua a ser o que mais queixas recebem dos consumidores. Segundo a DECO, o setor recebe em média 117 reclamações por dia.

Apesar de o número de reclamações ter baixado face ao mesmo período do ano anterior. A verdade é que este setor continua a ser o que mais recebe queixas.

Com a contabilização do primeiro semestre fechada, a DECO reportou um total de 21274 reclamações no setor das telecomunicações, números revelados pelo jornal I.

Segundo a Associação de Defesa do Consumidor, o grosso das queixas prende-se com as questões ligadas à fidelização de clientes. Segundo a mesma fonte, os valores pedidos pelas operadoras para pôr término a uma fidelização são demasiado elevados, fazendo com que as pessoas permaneçam (a pagar mais) na mesma operadora.

“As penalizações para acabar com o período de fidelização são muito elevadas e desproporcionais, deu como exemplo Ana Sofia Ferreira, jurista da DECO.”

Ana Sofia Ferreira espera que este tema possa ser resolvido com a ajuda da petição da DECO que pedia a diminuição do período de fidelização dos contratos com as operadoras de telecomunicações.

Segundo uma representante da DECO, as fidelizações não comtemplam casos excecionais, como o desemprego ou a emigração, causando grandes transtornos aos clientes fidelizados.

Apesar de os números serem inferiores aos apresentados o ano passado, a ‘verdade é que as coisas ainda não estão bem’ e precisam de medidas para acabar com a ‘conflitualidade’ entre operadores e consumidores, conclui a jurista da DECO.

 

Em destaque

Subir