Economia

‘Selo do carro’ de 2008 pode gerar 6,4 milhões de euros em multas para o Estado

transitoOs contribuintes que não pagaram o ‘selo do carro’ em 2008 estão a ser duplamente notificados: primeiro para pagar o imposto único de circulação, em seguida para pagarem a multa de 15 euros pelo atraso. As estimativas apontam para uma receita de 6,4 milhões de euros.

O imposto único de circulação (IUC), antigamente conhecido como o ‘selo do carro’, é o motivo da dupla notificação que o Fisco está a enviar para centenas de milhares de contribuintes. Segundo o Diário de Notícias, são mais de 400 mil os proprietários de viaturas que estão a receber uma intimação para pagarem uma multa por não terem pago o ‘selo’ de 2008.

De acordo com o jornal, já no ano passado o Fisco notificou cerca de 450 mil proprietários para liquidarem os valores em atraso, referentes ao IUC de 2008. Agora, mais de 400 mil contribuintes estão a receber uma segunda notificação, desta feita para pagarem uma multa de 15 euros por não terem liquidado o imposto atempadamente.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, aconselha os proprietários a conferirem se existe alguma coima ou multa pendente na altura de regularizar o IUC em atraso. Com o envio das notificações a dever ficar concluído até ao final do ano, nos próximos dias deverá registar-se uma ‘corrida’ às Finanças.

O DN refere ainda que, feitas as contas às notificações e ao valor da multa, o Estado deverá arrecadar 6,4 milhões de euros.

Em destaque

Subir