Motores

Sebastien Ogier pode perder o segundo lugar no Rali do México

Sebastien Ogier pode perder a segunda posição conseguida no Rali do México. E tudo porque se suspeita que a caixa de velocidades do seu Ford Fiesta RS WRC não estava conforme aos regulamentos. A Federação Internacional do Automóvel (FIA) iniciou uma investigação aquele órgão mecânico.

Após a terceira prova do campeonato do mundo o Fiesta do campeão do mundo foi verificado, mas o responsável técnico da FIA ficou com dúvidas e resolveu inspecionar a transmissão com mais minúcia posteriormente.

Ao que tudo indica a transmissão do Fiesta WRC de Ogier estará abaixo do peso permitido pelo regulamento. Isto significa que os resultados da prova mexicana são provisórios e podem ser corrigidos como resultado de uma possível desclassificação.

Para já a FIA confirmou que a caixa de velocidades do Ford do piloto francês foi selada e foi enviada da M-Sport para Genebra, onde o responsável técnico da Federação Internacional Jerôme Toquet vai examinar minuciosamente aquele órgão mecânico. Depois Toquet irá fazer um relatório que irá enviar aos comissários desportivos, que irão decidir qual a decisão a tomar relativamente ao campeão do mundo.

“Jerôme está a verificar as tolerâncias e também comparar como outras caixas de velocidades. A decisão de examinar mais em detalhe tem a ver com o facto de não existir tempo suficiente na inspeção após a prova para se chegar a uma conclusão. Em termos de penalizações se o carro tiver qualquer infração aos regulamentos o castigo pode ir de uma penalização à desclassificação”, confidenciou uma fonte próxima ao responsável técnico da FIA.

Certo é que uma decisão da FIA será tomada antes do começo da próxima prova do Campeonato do mundo de Ralis, a Volta à Córsega.

1Shares

Em destaque

Subir