Motores

Sebastien Ogier garante triunfo em Monte Carlo

Sebastien Ogier não podia ter começado melhor o campeonato do mundo de ralis de 2017. Venceu o Rali de Monte Carlo estreando-se da melhor maneira pela sua nova equipa, a M-Sport e aos comandos do novo Ford Fiesta RS WRC.

O francês comandou a prova desde que Thierry Neuville, o seu maior adversário, ficou pelo caminho no terceiro dia de prova, e não mais largou a liderança até final.

Na curta derradeira etapa – que ainda ficou mais curta devido ao comportamento do público que obrigou a cancelar a penúltima especial – Ogier fez o que dele se esperava; geriu a vantagem para os seus mais diretos perseguidores.

O francês nem sequer se preocupou em ganhar a Power Stage final – que dá pontos suplementares. Deixou isso para Thierry Neuville, que regressou ao rali neste último dia com esse objetivo.

Sebastien Ogier acabou por se impor com uma enorme vantagem, já que atrás de si o seu companheiro de equipa Ott Tanak não conseguiu segurar uma ‘dobradinha’ para a M-Sport. O piloto estónio perdeu mais de um minuto e também o segundo posto para Jari-Matti Latvala.

O finlandês da Toyota acaba assim por estrear o novíssimo Yaris WRC com um excelente pódio, ainda que tenha terminado a ‘anos-luz’ do vencedor, pois conclui a mais de dois minutos de Ogier.

Neste último dia brilhou também Dani Sordo. O espanhol foi o mais rápido no primeiro troço da etapa e acabou o rali na quarta posição, insuficiente para ‘salvar a face’ à Hyundai, apesar dos três pontos conseguidos por Neuville na Power Stage.

Também a vitória de Sebastien Lefebvre na 15.ª especial sabe a pouco para a Citroën, pois o francês foi apenas nono, Craig Been foi quinto e Kris Meeke desistiu.

Classificação final
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) 4h00m03,6s
2.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Toyota) + 2m15,0s
3.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 2m57,8s
4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 3m35,8s
5.º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 3m47,8s
6.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 6m45,0s
7.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaegger (Skoda) + 9m32,7s
8.º Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda) + 12m58,1s
9.º Sebastien Lefebvre/Gabin Moreau (Citroën) + 14m43,8s
10.º Bryan Bouffier/Denis Giraudet (Ford) + 16m09,4s

 

Em destaque

Subir