Motores

Sam Bird vence e Félix da Costa é sexto no arranque da Fórmula E

O britânico Sam Bird venceu a corrida inaugural da quarta temporada de Fórmula E, que se realizou este sábado no traçado urbano de Hong Kong, isto apesar de uma passagem pelas boxes que não correu de feição ao piloto da DS Virgin Racing.

Apesar de ter largado da ‘pole position’, Jean-Eric Vergne teve de se contentar com a segunda posição, numa corrida onde António Félix da Costa esteve em destaque terminando na sexta posição.

Na partida Vergne não se deixou surpreender por Bird, contrariamente a Nick Heidfeld face a Oliver Turvey, pouco antes de André Lotterer perder o controlo do seu monolugar na chicane e ir ao muro, ficando a bloquear a pista. O que obrigou à interrupção da prova.

No reatamento após passagem pela ‘pit-lane’, Jean-Eric Vergne manteve a liderança face a Sam Bird, enquanto Sebastien Buemi procurou ganhar o sexto posto a Lucas di Grassi, mas sem sucesso.

Enquanto os dois primeiros se isolaram na frente, Oliver Turvey começou a funcionar como um ‘tampão’ a Christian Abt, Nick Heidfeld, Lucas di Grassi e Sebastien Buemi. Isto antes de Di Grassi dar um toque e ir às boxes, e Turvey ter problemas após trocar de monolugar.

À 20ª volta dá-se a mudança de líder, quando Sam Bird arrebatou o comando a Jean-Eric Vergne, que pouco depois trocou de monolugar. Quando o seu rival o fez acabou por fazer a troca fora do local autorizado e sofreu uma penalização com passagem pelas boxes. Mesmo assim o britânico da DS Virgin conseguiu emergir na frente da prova.

Não obstante ser pressionado por Heidfeld, Vergne conseguiria segurar o segundo posto, enquanto Nelson Piquet Jr fez uma segunda metade de prova irrepreensível, ‘coroada’ com a quarta posição na sua estreia pela equipa Panasonic Jaguar, depois de uma magnífica ultrapassagem a Félix Rosenqvist na penúltima volta.

Atrás de Rosenqvist, António Félix da Costa também teve uma exibição consistente, que ‘pagou’ com o sexto posto final, à frente do estreante Edoardo Mortara e de Alex Lynn, no segundo monolugar da DS Virgin.

Classificação final

1º Sam Bird (DS Virgin) 43 voltas
2º Jean-Eric Vergne (Techeetah) + 11,6s
3º Nick Heidfeld (Mahindra) + 12,5s
4º Nelson Piquet Jr (Jaguar) + 15,3s
5º Daniel Abt (Audi Sport) + 17,2s
6º António Félix da Costa (MS&AD Andretti) + 18,1s
7º Félix Rosenqvist (Mahindra) + 19,2s
8º Edoardo Mortara (Venturi) + 19,8s
9º Alex Lynn (DS Virgin) + 21,0s
10º Nicolas Prost (Renault eDams) + 24,8s

Em destaque

Subir