Motores

Sam Bird vence primeira corrida da época da Fórmula E

Sam Bird venceu hoje a primeira corrida da sexta temporada de Fórmula E, que se disputou em Al Diriyah, na Arábia Saudita.

O britânico da Virgin partiu apenas de quinto, mas aos poucos foi-se aproximando do comando, depois de quer o ‘pole-position’, Alexander Sims, quer o estreante Nick de Vries, que arrancou de terceiro, se terem atrasado.

Muito embora Stoffel Vandoorne chegasse a liderar a prova quando Sims, se começou a atrasar, a verdade é que o belga não conseguiria resistir a um ataque de Bird, que soube desferir os seus ‘assaltos’ às posições da frente tirando partido dos seus ‘attack mode’ – que dá mais potência aos monolugares da Fórmula E durante um certo período de tempo.

Vandoorne e a Mercedes tiveram de contentar-se com a terceira posição, já que o belga, ex-piloto da McLaren na Fórmula 1, também não conseguiria resistir a André Lotterer, autor de uma grande recuperação, que deu à Porsche um segundo lugar com que apenas poderia sonhar antes desta estreia da marca na disciplina.

Vandoorne e a Mercedes tiveram de contentar-se com a terceira posição, já que o belga, ex-piloto da McLaren na Fórmula 1, também não conseguiria resistir a André Lotterer, autor de uma grande recuperação, e que deu à Porsche um segundo lugar com que apenas poderia sonhar antes desta estreia da marca na disciplina.

Alexander Sims viria a ‘afundar-se’ na classificação e a terminar a prova apenas na oitava posição, numa prova em sentido contrário de Oliver Rowland, que levou o único monolugar da Nissan eDams à quarta posição, e de Robin Frijns, no segundo carro da Virgin, tirando partido de boas pontas finais, onde souberam aproveitar bem a situação de ‘safety-car’ gerada pelo despiste de Lucas di Grassi.

Nick de Vries não conseguiu resistir a Rowland e a Frinjs, mas fê-lo com Edoardo Mortara, concluindo a sua primeira corrida de Fórmula E na sexta posição, à frente do suíço da Venturi.

Já António Félix da Costa, que arrancou apenas do 21º posto da grelha de partida, fez uma prova de trás para a frente, concluindo na 14ª posição uma prova muito difícil no único monolugar da DS Techeetah a chegar ao fim da corrida, já que o seu companheiro de equipa Jean-Eric Vergne foi obrigado a abandonar com problemas de direção no seu carro.

Classificação
1º Sam Bird (Virgin)
2º André Lotterer (Porsche) + 1,319s
3º Stoffel Vandoorne (Mercedes EQ) + 1,672s
4º Oliver Rowland (Nissan eDams) + 1,944s
5º Robin Frijns (Virgin) + 3,983s
6º Nick de Vries (Mercedes EQ) + 4,560s
7º Edoardo Mortara (Venturi) + 5,122s
8º Alexander Sims (iBMW Andretti) + 5,715s
9º Jerome D’Ambrosio (Mahindra) + 6,628s
10º Mitch Evans (Jaguar) + 7,048s

Em destaque

Subir