Economia

Saiba quanto a cerveja rendeu aos cofres do Estado em impostos, em 2014

cerveja Durante o ano de 2014, os cervejeiros entregaram ao Estado 230 milhões de euros, em IVA e Imposto Especial sobre o Consumo (o Imposto sobre o Álcool e as bebidas Alcoólicas). O mercado da cerveja recuou ligeiramente, em relação a 2013, segundo a Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja (APVC).

Em dia de entrega de queixa contra o Estado – assente no que consideram ser uma discriminação fiscal sobre o setor – os cervejeiros revelaram números sobre os impostos pagos em 2014, em Imposto sobre Valor Acrescentado e Imposto Especial sobre o Consumo – o Imposto sobre o Álcool e as Bebidas Alcoólicas.

No ano passado, o setor entregou 230 milhões euros ao erário público, sendo que 161,5 milhões são IVA e 68,5 milhões de Imposto Especial sobre o Consumo.

As contribuições do setor da cerveja desceram, em comparação com 2013, ano em que foram pagos 232 milhões de euros.

Apesar de tudo, segundo o presidente da APCV, João Abecasis, “o setor cervejeiro voltou a mostrar a sua resiliência e vitalidade em 2014”.

No ano passado, a produção total de cerveja aumentou, em comparação com 2013, com as exportações de cerveja a atingirem 2,6 mil hectolitros.

No ano em curso, João Abecasis prevê uma “recuperação das exportações”, bem como “uma nova dinâmica” resultante da atividade crescente das pequenas empresas e microcervejeiros que produzem em Portugal.

A APCV reclama ao Governo a reposição da taxa de IVA nos 13 por cento no canal HORECA, da Restauração e Hotelaria, como medida de “estímulo ao setor”.

Em destaque

Subir