Desporto

Saiba porque não há comparação entre os contratos de Benfica e FC Porto

Benfica ou FC Porto? Quem assinou melhor contrato? A resposta chega dentro de uma década. Pode ser?

Assim que se conheceu o acordo assinado entre FC Porto e Altice, por 457,5 milhões de euros, imediatamente se estabeleceram comparações – afinal, o acordo do Benfica com a NOS ficara-se pelos 400 milhões.

Mas estes acordos não podem ser comparados. Saiba porquê, sem grandes detalhes e de forma muito simplicada.

Em primeiro lugar, os contratos assinados entre Benfica e FC Porto, com Altice e NOS, cedem direitos diferentes, durante vigências diferentes. Dragões e águias cedem direitos televisivos, mas os azuis e brancos garantiram também publicidade nas camisolas e abdicam da publicidade no estádio. Ambos cedem exclusividade aos operadores pelos canais que detêm: BTV e Porto Canal.

Para que se possa comparar com exatidão os acordos estabelecidos, será necessário aguardar pelos relatórios e contas anuais, até aos finais dos respetivos acordos, para que se perceba quanto encaixaram os clubes pelos diferentes produtos.

A única informação que já é pública (sobretudo no caso do FC Porto) não esclarece qual o valor atribuído a cada parcela do negócio. No caso do Benfica, sabe-se que o valor a 10 anos são 400 milhões.

O valor encaixado pelos encarnado com a Emirates, para patrocínio das camisolas, também deve ser considerado, para uma comparação rigorosa. Mas não há números precisos e as durações dos acordos (neste ponto dos patrocínios) são diferentes – FC Porto com contratos mais longos.

Há ainda um detalhe que não pode passar ao lado desta análise. Quantos adeptos têm os clubes em causa e de que forma materializam essa grandeza neste contrato? A resposta pura e simplesmente não se encontra.

Outra questão que se coloca: qual o verdadeiro valor dos direitos de transmissão dentro de 10 anos? Aqui, o Benfica ficará a ganhar, mas apenas se houver valorização. O contrato dos encarnados termina antes do acordo entre dragões e Altice.

Há ainda uma vantagem real do Benfica: a cedência dos direitos televisivos vigora mais cedo (em 2016), enquanto o FC Porto só inicia contrato em 2018.

Um fator que complica as contas prende-se com os ganhos e perdas da BTV. Quanto perde este canal, deixando de ter subscritores? Quanto ganha num potencial aumento de audiência, deixando de ser pago? Qual dos dois clubes tem mais despesa com o canal?

O melhor é aguardar pelas datas finais dos respetivos contratos e fazer as contas. Mas aí, o que vai interessar, com certeza, serão os novos vínculos entretanto estabelecidos.

Assim sendo, resta perceber uma realidade: o fim do monopólio trouxe ganhos, a FC Porto, Benfica e, em breve, Sporting.

Mais do que fazer comparações é relevante pensar-se que há uma botija de oxigénio nas contas dos clubes portugueses, com um produto que foi subvalorizado, durante décadas. O Benfica não ganha mais que o FC Porto, nem o FC Porto ganha mais do que o Benfica. Todos ganham mais.

Em destaque

Subir