Economia

Euromilhões perde para a Raspadinha, pela primeira vez, em receita

raspadinhaOs dados são da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). A Raspadinha, ou lotaria instantânea, superou pela primeira vez o Euromilhões ao nível das receitas gerais. Segundo a instituição, o peso da Raspadinha no bolo dos jogos sociais já é, contas feitas até novembro, de 58 por cento.

Nunca a lotaria instantânea tinha dado mais dinheiro à SCML, a exploradora de jogos sociais do Estado, do que o popular Euromilhões. Até agora…

De acordo com os dados da instituição, a Raspadinha, que existe há 18 anos, gerou em 2015 (e as contas só vão até novembro, não incluindo o mês corrente) mais de 985 milhões de euros de receita bruta.

Este montante corresponde a 58 por cento da receita total da SCML, isto num período em que a receita gerada pelo Euromilhões caiu 11,7 por cento face a 2014.

“A lotaria instantânea tem vindo a crescer a um ritmo muito significativo desde 2011”, ano em que a taxa de crescimento se cifrou nos 96,2 por cento, salientou Fernando Paes Antunes, administrador executivo da SCML para os jogos sociais.

“Esperamos que no final de 2015 as receitas deste jogo representem mais de 50 por cento do valor total de vendas dos Jogos Santa Casa, quando em 2010 não ultrapassaram os 7,6 por cento das vendas totais”, reforçou.

Paes Antunes salientou ainda que a Raspadinha “tem-se mostrado muito eficaz no combate ao jogo ilegal, canalizando para esta oferta legal do Estado a procura de jogo a dinheiro”.

A performance da lotaria instantânea ganha ainda mais relevo quando se recua até 1997, ano em que as receitas de 94 milhões quase levaram a SCML a terminar com este jogo.

No ano passado, a Raspadinha teve um peso de 37 por cento no peso dos jogos sociais da SCML, nos quais o Euromilhões tem sido o crónico campeão de receitas.

Em destaque

Subir