Desporto

Rui Vitória em grande entrevista: “Estou muito feliz aqui”

Rui Vitória não coloca de parte uma possível mudança para o estrangeiro no futuro mas reconhece estar “feliz” no Benfica. “Estou muito feliz aqui, é um clube enorme. Agora se chegar o momento e tiver de ir para fora, como é o caso de Espanha, estarei preparado”, diz Rui Vitória, em entrevista ao jornal Marca.

O técnico destacou a “mentalidade ganhadora do presidente” das águias.

“Tudo começa com a mentalidade ganhadora do presidente e pela visão que todos os departamentos do clube têm para trabalhar no máximo e em sintonia. Está criada uma organização interna do melhor que há no mundo e é dada uma grande estabilidade ao treinador para trabalhar. O plantel, por seu lado, só tem que se preocupar em treinar e jogar, já que o clube se encarrega de que nada lhes falte. Temos jogadores de muita qualidade e está criada uma rotina de sucesso e isso leva a que cada dia me queira superar”.

Sobre a hegemonia que o Benfica tem no futebol português, Rui Vitória é claro.

“O Benfica é muito forte e não o digo como treinador da equipa mas sim como um espectador de fora. Analiso a qualidade do plantel e vejo que está muito equilibrado em todas as linhas. Acredito que todas as outras equipas têm tentado estar à nossa altura mas temos sido melhores. Não olhamos para o resto, só nos concentramos no que podemos melhorar para continuar a crescer. O Benfica está no caminho correto e os resultados assim indicam”.

Quanto ao facto do Benfica apostar cada vez mais nos jovens formados no clube, a ideia de Rui Vitória, que diz que o Benfica funciona como uma “linha de montagem”, é clara:

“Preocupo-me em olhar tudo desde cima até baixo. Temos muita qualidade não apenas em condições de treino mas também na forma como vamos buscar os nossos jogadores com talento. É como uma escola. Tentamos trazê-los o mais pronto possível para lhes colocar o quanto antes os princípios e os valores do Benfica. O futuro do Benfica está garantido com estas chaves.”

Questionado sobre a implementação da tecnologia do vídeo-árbitro, Rui Vitória diz que o jogo irá “mudar” e diz que será necessário “trabalhar a mentalidade do jogador pois num momento poderá estar a festejar um golo e poucos segundos depois ele ser anulado”.

Nesta entrevista, o atual técnico dos tetracampeões nacionais falou também sobre Ederson.

“Nasceu para ter êxito. Tem todas as características que o futebol moderno exige, apesar de muitas dessas qualidades não serem visíveis aos olhos dos adeptos”, disse.

E prosseguiu: “Tem uma capacidade de concentração muito alta e passa do erro ao acerto muito facilmente. Muitas vezes os guardiões de grandes equipas não conseguem esquecer uma falha mas ele consegue. Lida bem com o erro e isso não é fácil. Nunca se desconcentra e assume riscos.”

Quanto a Casillas, Rui Vitória deixou elogios dizendo que, apesar de não ter ganho títulos, até este momento, de dragão ao peito, “demonstrou qualidade”.

Em destaque

Subir