Mundo

Rui Semedo é o novo líder parlamentar do maior partido da oposição em Cabo Verde

O deputado Rui Semedo foi hoje eleito líder parlamentar do maior partido da oposição cabo-verdiana, em substituição da atual líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada.

Dos 29 deputados do PAICV, Rui Mendes Semedo, eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Sul, conseguiu 16 votos contra 13 do seu colega José Manuel Sanches Tavares, eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Norte.

O antigo ministro Rui Semedo regressa a um cargo que já desempenhou, e terá como vice-presidentes os deputados Ana Paula Santos, Nuías Silva e Walter Évora.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), Rui Semedo disse que o partido vai “trabalhar com todos os deputados” para continuar a ser “uma oposição forte”.

Por sua vez, José Sanches disse que era um combate difícil, uma vez que a outra listra integrava os três vice-presidentes do partido, mas salientou que foi um “bom combate” e que o “processo democrático foi bom”.

Rui Semedo substitui na liderança do grupo parlamentar a atual líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, que vinha acumulando os dois cargos, mas que não se recandidatou para se dedicar “a tempo inteiro” à presidência do partido, nos próximos embates eleitorais.

O último ato de Janira Almada enquanto líder parlamentar do PAICV aconteceu esta manhã, quando entregou no Tribunal Constitucional um pedido de fiscalização da constitucionalidade de algumas normas do acordo de defesa e segurança entre Cabo Verde e os Estados Unidos.

A líder do PAICV, que vai continuar como deputada, considerou que foi feita “uma oposição construtiva, não só marcada por várias iniciativas legislativas, mas também jornadas e o debate de temas pertinentes para o desenvolvimento do país”.

“Agora entendi que é o momento de me dedicar totalmente ao partido e a minha atenção primordial vai ser para a sociedade cabo-verdiana”, disse.

Em destaque

Subir