Fórmula 1

Rosberg com a ‘pole’ no Japão após grande acidente de Kvyat

RosbergJapao115

Nico Rosberg garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1, que este domingo se disputa no circuito de Suzuka, numa qualificação que terminou abruptamente, após um grande acidente de Daniil Kvyat.

Rosberg foi ligeiramente mais veloz do que o seu companheiro de equipa Lewis Hamilton, batendo-o por somente 76 milésimas de segundo.

O alemão da Mercedes tinha conseguido melhorar a sua marca em sete milésimas no primeiro setor da pista nipónica quando Kvyat perdeu o controlo do seu Red Bull batendo com violência nas barreiras à saída das curvas Degner.

KvyatJapao115

O monolugar do piloto russo ainda capotou antes de se imobilizar na gravilha da escapatória. Mas Kvyat saiu do Red Bull incólume, ainda que a sessão tenha terminado sob bandeiras vermelhas.

Para Nico Rosberg foi a sua primeira ‘pole position’ desde Maio, no Grande Prémio de Espanha, e foi apenas a sua segunda de toda a temporada.

Valtteri Bottas colocou o melhor dos Williams na terceira posição da grelha de partida, depois de ter sido apenas quatro décimas mais lento do que Hamilton, mas foi duas décimas mais rápido do que Sebastian Vettel, com quem vai partilhar a segunda fila do ‘grid’.

BottasJapao115

Já Felipe Massa cometeu um erro na chicane na sua melhor volta e acabou em quinto, apenas 10 milésimas à frente de Kimi Raikkonen, que se queixou de um Ferrari demasiado subvirador.
Daniel Ricciardo e Romain Grosjean completaram o top oito, diante de Sergio Perez e Daniil Kvyat, que não conseguiram estabelecer um tempo na Q3.

Resultado da qualificação
1.º Nico Rosberg /(Mercedes) 1m32,574s
2.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m32,660s
3.º Valtteri Bottas (Williams) 1m33,024s
4.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m33,245s
5.º Felipe Massa (Williams) 1m33,337s
6.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m33,347s
7.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m33,497s
8.º Romain Grosjean (Lotus) 1m33,957s
9.º Sergio Perez (Force India) sem tempo
10.º Daniil Kvyat (Red Bull) sem tempo

Em destaque

Subir