Nas Notícias

Riscos de obesidade infantil podem ser determinados quando o bebé nasce

obesidade infantilOs riscos de obesidade infantil podem ser determinados logo à nascença, segundo um estudo que envolveu 6600 bebés de diferentes países. A equipa de investigação, do Imperial College London, combina os fatores de risco e calculam as probabilidades de um bebé se tornar numa criança obesa.

A obesidade infantil pode ter um diagnóstico muito precoce: logo no momento da nascença de um bebé. Esta é a conclusão de um estudo de uma equipa de investigadores do Imperial College London, publicado na PLos One.

De acordo com esta pesquisa – que avaliou 4000 bebés da Finlândia nascidos em 1986, 1600 bebés italianos e ainda 1000 norte-americanos –, através de um cruzamento de dados e avaliação de fatores de risco é possível determinar quais as probabilidades de um bebé poder transformar-se numa vítima da obesidade infantil.

Graças a este estudo, poderá ser possível também prevenir algumas doenças associadas ao excesso de peso nas crianças, desde logo a diabetes tipo 2 e também algumas doenças coronárias.

Entre esses fatores de risco está o facto de a mãe ser fumadora. Outro dado relevante é o peso do bebé no momento em que nasce. A partir destes dados, estabelece-se um cálculo que conduz a uma avaliação do risco de obesidade na infância.

Segundo explica o professor Philippe Froguel, investigador do Imperial College London e um dos responsáveis por esta pesquisa, “é possível prever 80 por cento de casos de recém-nascidos que se transformaram em crianças obesas”.

E determinar o risco é essencial para combater desde logo o problema, adotando comportamentos de prevenção. Um bebé considerado de elevado risco de se tornar numa criança obesa pode ver esse quadro revertido.

O investigador do Imperial College London salienta a importância deste estudo, sobretudo porque as campanhas de prevenção da obesidade infantil “não são eficazes”, nas crianças com idade escolar.

Ensinar os pais a combater o excesso de alimentação dos bebés e uma nutrição desadequada será mais eficaz quando se apresenta um quadro de um recém-nascido saudável com elevado risco de se tornar numa criança obesa.

Em destaque

Subir