Nas Notícias

Mais um registo negro do desemprego em Portugal, segundo o Eurostat

desemprego3De setembro para outubro, o desemprego subiu, em Portugal, de acordo com o Eurostat, que coloca a taxa nos 16,3 por cento, em novembro, mais 0,1 por cento do que em outubro. Portugal é o país da União Europeia com mais jovens desempregados, entre a população com menos de 25 anos que já concluiu a formação académica e pretende ingressar no mercado de trabalho, ou recuperar o posto de trabalho perdido.

De acordo números do desemprego divulgados hoje pelo Eurostat, Portugal é o país da União Europeia (UE) que tem mais jovens com menos de 25 anos desempregados. Há 39,1 por cento de jovens sem emprego, neste escalão etário.

O gabinete de estatística da UE revela também que o desemprego subiu em Portugal, entre outubro e novembro, passando dos 16,2 de outubro para os 16,3 por cento, em novembro.

O Eurostat aponta que, nos 27 países da UE, há mais 25 milhões de pessoas que perderam o emprego no último mês. Portugal está no terceiro lugar dos 27 com pior registo, sendo apenas batido, no que diz respeito à taxa de desemprego, pela Espanha e pela Grécia – o que tem sido regra, nas mais recentes avaliações daquele gabinete estatístico.

O PS recebe estes números sem surpresa, considerando que são o espelho das políticas de austeridade, que fazem aumentar o desemprego. “A economia portuguesa colapsou. A pergunta que faz sentido é saber até quando é que o país vai ficar hipotecado à teimosia de Passos e Gaspar”, diz o líder parlamentar socialista, confrontado com os dados do Eurostat sobre o desemprego.

Em destaque

Subir