Nas Notícias

Rio diz que Governo não pode fazer compromissos que não pode cumprir

O presidente do PSD, Rui Rio, criticou hoje o Governo por assumir compromissos nos setores da saúde e da educação que não tem condições para cumprir.

Questionado pelos jornalistas sobre casos de profissionais de saúde ainda a cumprir 40 horas de trabalho semanais, Rui Rio vincou que o país “não tinha condições para passar das 40 para as 35 horas” de trabalho neste setor.

“Há setores que têm condições e há setores que não têm condições. O setor da saúde não tem condições”, sublinhou, referindo que esta alteração ao horário de trabalho surgiu no âmbito do compromisso do Governo com o Bloco de Esquerda e com o PCP.

Para o líder social democrata, esta alteração resulta de “um objetivo de natureza político-partidária que vem agora em prejuízo das populações e dos próprios profissionais, porque não é nada agradável para os profissionais de saúde estarem a trabalhar nesta situação de aperto – em que estavam e estarão mais”.

Questionado sobre as reivindicações dos professores e sobre as declarações de António Costa de que para se investir no IP3 não se investe na evolução das carreiras, Rui Rio aplicou o mesmo raciocínio, frisando que, “quando um Governo se compromete com os professores a fazer a revisão das carreiras num dado termo tinha que ter a certeza que o podia fazer ou pelo menos como o poderia fazer”.

“Que os meios são escassos e se aplica num determinado objetivo e não se pode aplicar noutro, isso é evidente. Mas então, eu comprometo-me com o objetivo que posso fazer e não com um que não posso fazer. Agora, o que é lógico é que não podemos ir para lá do que é possível”, referiu o líder do PSD.

Rui Rio falava aos jornalistas em Oliveira do Hospital, durante uma visita aos concelhos da região Centro afetados pelos grandes incêndios de outubro de 2017.

Em destaque

Subir