Tecnologia

RIM: Fabricante do Blackberry pondera dividir produção dos serviços

blackberry_2Depois de perder uma importante parceria na área da produção de componentes para os seus telemóveis, empresa canadiana continua a tentar uma reestruturação e não quer voltar a dar dores de cabeça aos seus clientes.

A Research in Motion (RIM), empresa criadora do Blackberry, poderá dividir os serviços da produção de smartphones. Quem o diz é o Sunday Times, revelando a vontade da companhia canadiana de se reestruturar.

Recorde-se que 2011 foi um ano de má memória para a RIM. Durante semanas, um problema central na empresa afetou os serviços de milhões de clientes do Blackberry, que ficarão sem acesso à Internet ou ao serviço de mensagens durante dias.

Agora, e após perdas enormes de faturação, a empresa contratou dois bancos para estudar o futuro a seguir, futuro esse que pode passar por uma divisão da RIM em duas empresas. Dessa forma, uma ficaria responsável pela produção do Blackberry, outra asseguraria todos os serviços do aparelho.

Este é apenas uma opção, entre outras. Ainda segundo o Sunday Times, empresas como a Amazon ou o Facebook já demonstraram interesse na compra da empresa canadiana. A rede social de Mark Zuckerberg procura entrar no mercado dos smartphones.

Recorde-se que recentemente, a RIM perdeu uma parceria que tinha há anos com a Celestica, uma empresa também canadiana, que produzia componentes eletrónicos para o Blackberry. As quedas na faturação são a justificação mais avançada (saiba mais aqui).

Nos últimos dados tornados públicos, a RIM divulgou prejuízos de mais de 120 milhões de euros. A empresa também revelou recentemente que vai avançar com o despedimento coletivo de cerca de dois mil funcionários.

Em destaque

Subir