Nas Notícias

Tejo pode trazer menos água para Portugal devido à seca severa em Espanha

rio_tejoO Tejo pode chegar a Portugal com um caudal mais reduzido, caso o Governo espanhol ative o plano de exceção devido à seca severa, a pior no último século. A hipótese, revelada pelo El Pais, pode incluir também cortes nos rios Minho e Douro.

Nunca, nos últimos cem anos, o território espanhol sofreu uma seca como a que vive presentemente. O estado de emergência, já declarado pelo Governo do país vizinho, pode levar a equipa de Rajoy a fechar algumas comportas nos rios internacionais, o que significa que o Tejo, o Minho e o Douro irão chegar à fronteira portuguesa com muito menos água.

Nestes rios internacionais, as regras de gestão e partilha da água estão definidas na Convenção de Albufeira, a qual prevê algumas situações de exceção. Francisco Ferreira, da associação ambientalista Quercus, o Governo espanhol terá já comunicado ao português a intenção de reduzir os caudais dos três rios internacionais, ao abrigo desse regime de exceção, o que foi negado pelo Ministério do Ambiente português, quando questionado pela TSF.

O diário espanhol El Pais também sublinha a intenção do Executivo de Rajoy em reter o maior volume possível de água, dado que Espanha atravessa a seca mais severa desde 1912.

Em destaque

Subir