Desporto

Há um turco no caminho de Portugal e Espanha rumo à final do Euro’2012

arbitro_turco_cakirPartida entre Portugal e Espanha será arbitrada pelo juiz turco Cuney Cakir, nomeado pela UEFA para o duelo ibérico, um dos dois encontros das meias-finais do Euro’2012, marcado para sábado. Cuney Cakir tem 35 anos e ajuizou dois encontros de equipas lusas nesta época.

Chama-se Cuney Cakir, é internacional turco e foi o árbitro designado pela UEFA para o embate de quarta-feira entre Portugal e Espanha, jogo que colocará um dos países ibéricos na final do Euro’2012, competição que se disputa na Polónia e na Ucrânia.

Cakir é internacional há seis anos, tem 35 anos e estreou-se numa fase final do Campeonato Europeu de seleções. No Euro’2012, o árbitro da Turquia ajuizou dois encontros nas fases de grupos: o Suécia-Ucrânia, que terminou empatado a dois golos, e o Itália-Irlanda, com vitória transalpina por 2-0.

Mas, o árbitro Cuney Cakir conhece bem equipas portuguesas, já que na presente temporada encontrou Benfica e FC Porto, nas competições europeias, curiosamente com adversários de Manchester.

Sob o apito do turco, o Benfica empatou no terreno do United a dois golos, na Liga dos Campeões, enquanto na Liga Europa o FC Porto perdeu por 2-1, no Estádio do Dragão, diante do Manchester City (nesta eliminatória, os ingleses afastaram os portugueses da prova).

Cuney Cakir apresenta no currículo outros grandes jogos europeus, como o Barcelona-Chelsea da Liga dos Campeões, na segunda mão das meias-finais (curiosamente, também resultou num empate a dois golos).

Esse jogo, recorde-se, foi permitiu ao Chelsea apurar-se para a final da prova, que viria a vencer. O turco voltará a apitar uma partida das meias-finais, desta vez no Portugal-Espanha, do Euro’2012.

Cuney Cakir é um árbitro com currículo, que tem assinado uma época de grande nível, pelo que a UEFA decidiu designá-lo para a meia-final da mais importante competição europeia de seleções.

Já a segunda partida das ‘meias’ do Euro’2012, que decorrerá na quinta-feira, e que coloca frente a frente Itália e Alemanha, será arbitrada pelo francês Stephane Lannoy. Foi precisamente Lanoy que arbitrou o Alemanha-Portugal da primeira jornada do Grupo B da competição.

Relativamente à final, o árbitro português Pedro Proença está na curta lista de juízes que a UEFA tem disponíveis. No entanto, esse cenário só permanecerá em aberto se Espanha vencer Portugal na quarta-feira.

Em destaque

Subir