Motores

Ricardo Porém ganha em Portalegre e o título vai para Miguel Barbosa

RicardoPoremPortalegre415

Ricardo Porém venceu a Baja 500 de Portalegre, depois de na segunda etapa ter dado sequência ao domínio que exerceu no primeiro dia desta prova ‘rainha’ do todo-o-terreno nacional, onde Miguel Barbosa se veio a sagrar campeão, depois do seu rival Nuno Matos ter abandonado

Alheio à luta pelo título Ricardo Porém não não ‘levantou o pé’, impondo-se nos três setores seletivos realizados, acabando por vencer a prova com mais de 10 minutos de vantagem sobre Miguel Barbosa.

O piloto de Leiria mostrou que no futuro há que voltar a contar com ele na discussão pelo campeonato, que acabou por ser decidido quando a caixa de velocidades do Opel Mokka Proto obrigou Nuno Matos a abandonar.

MiguelBarbosaPortalegre715

Miguel Barbosa estava focado no título, e nunca arriscou nada para tentar reduzir a diferença para Ricardo Porém, que tirou bem partido da sua Toyota Hilux Overdrive.

Em ‘pick-up’ idêntica, João Ramos terminou a prova do ACP no lugar mais baixo do pódio, que garantiu depois de concluir a baja com mais de um minuto de vantagem sobre Hélder Oliveira, que também estava na discussão pelo título.

Boris Girafulic foi o melhor piloto estrangeiro em prova, ao fechar o top cinco. O chileno concluiu a baja mesmo na frente do boliviano Marco Bulacia, enquanto o regressado Carlos Sousa foi o melhor representante da equipa Mitsubishi Perobras no sétimo posto. Isto depois de ter chegado a estar na segunda posição antes da disputa do último setor seletivo.

CarlosSousaPortalegre215

A categoria T2 foi ganha por César Sequeira, que foi vice-campeão da classe atrás de Eduardo Mota, segundo na prova, à frente de Edgar Condenso.

Classificação final
1.º Ricardo Porém/Jorge Monteiro (Toyota) 5h31m18s
2.º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi) + 10m54s
3.º João Ramos/Vitor de Sousa (Toyota) + 16m10s
4.º Hélder Oliveira/Nuno R. Silva (Nissan) + 17m54s
5.º Boris Girafulic/Filipe Palmeiro (Mini) + 23m56s
6.º Marco Bulacia/Ruben Faria (Toyota) + 24m55s
7.º Carlos Sousa/Paulo Fiúza (Mitsubishi) + 29m48s
8.º Daniel Valdez/Juan Pablo Latrach (Ford) + 30m33s
9.º Marcos de Moraes/Fabio Pedroso (Nissan) + 32m07s
10.º Alejandro Martins/José Marques (Toyota) + 38m41s.

Em destaque

Subir