Motores

Ricardo Moura triunfa nos Açores após final dramático

RicardoMouraAcores6

Ricardo Moura venceu finalmente ‘em casa’. O piloto de São Miguel impôs-se no Azores Airlines Rally, prova pontuável para os campeonatos europeu e nacional de ralis, que teve um final bem dramático.

Primeiro foi Kajetan Kajetanowicz a ficar sem tração dianteira no seu Ford Fiesta R5, e depois, já na última secção do rali, foi a vez do turbo do Fiesta de Alexey Lukyanuk lhe pregar um susto, para além de um toque na classificativa da Tronqueira.

Tudo somado a uma exibição irrepreensível de Ricardo Moura contribuiu para o triunfo do açoriano, ainda que Lukyanuk tenha dado a luta possível. O russo terminou a pouco mais de 26 segundos do vencedor.

O drama foi transversal e afetou bastantes concorrentes, nomeadamente Ralfs Sirmacis – vencedor do Rali da Grécia mas forçado ao abandono –, mas Moura soube evitar os problemas e por isso acabou finalmente por se impor no seu rali, diante de uma forte concorrência, protagonizada pelo campeão europeu e por Alexey Lukyanuk, que são os grandes candidatos à conquista do título no ERC.

LukyanukAcoresAcores4

Numa ‘guerra’ completamente à parte, os outros portugueses lutaram sobretudo por serem os melhores entre os interessados no campeonato nacional, Uma disputa que veio a ser favorável a Pedro Meireles, que apesar de um pião acabou por sair beneficiado com o atraso sofrido por José Pedro Fontes, a contas com problemas na caixa de velocidades do seu Citroën DS3 R5.

Meireles ainda esteve em posição de terminar no top cinco, mas acabaria por não arriscar e terminar atrás dos ‘europeus’ David Botka e Jaroslav Orsák, ainda que apenas 2,1s à frente de Luís Miguel Rêgo, extraordinário na sua estreia aos comandos de um Ford Fiesta R5, a ser o terceiro melhor português e o segundo melhor açoriano.

Como Rêgo não está inscrito no campeonato nacional acaba por não ‘roubar’ pontos a José Pedro Fontes e a Ricardo Teodósio, que acabaram a prova açoriana nas oitava e nona posições, tal como a Miguel Barbosa.

PedroMeirelesAcores4

Classificação
1.º Ricardo Moura/António Costa (Ford) 2h42m23,5s
2.º Alexey Lukyanuk/Alexey Arnautov (Ford) + 26,8s
3.º Kajetan Kajetanowicz/Jaroslav Baran (Ford) + 3m23,0s
4.º David Botka/Peter Szeles (Citroën) + 5m28,5s
5.º Jan Orsák/David Smeidler (Ford) + 5m34,1s
6.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 5m44,1s
7.º Luís Miguel Rêgo/Carlos Magalhães (Ford) + 5m46,2s
8.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën) + 6m17,9s
9.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Ford) + 7m01,2s
10.º Antonin Tlusták/Ladislav Kucera (Skoda) + 7m30,7s

Em destaque

Subir