Mundo

Restaurante usa ‘lixo’ dos supermercados para refeições com fins solidários

alimentos supermercadosalimentos supermercados 510Os alimentos que os produtores e os supermercados não comercializam estão a ser usados por um restaurante de Copenhaga, na Dinamarca. O objetivo é confecionar refeições, saudáveis, cujos lucros são encaminhados para fins solidários em países do terceiro mundo.

Chama-se ‘Rub & Stub´, abriu há poucas semanas e está nas bocas do mundo, literalmente. Tem sede na Dinamarca, é um restaurante inovador, que baseia a sua ação num conceito solidário.

O princípio é utilizar alimentos que produtores e supermercados não utilizam, não porque não tenham qualidade, mas porque não agradam, em teoria, ao cliente. Os padrões de qualidade exigidos levam a que, muitos desses alimentos, sejam reprovados.

Acontece que, nos países de terceiro mundo, há pessoas que morrem de fome. O ‘Rub & Stub’ uniu estas duas realidades e criou um conceito de alimentação único: pega no ‘lixo’ dos supermercados e produtores – e ‘lixo’ escreve-se com aspas porque só o é aos olhos desses supermercados e produtores – e cria refeições com qualidade.

Depois, vende as refeições, canalizando as verbas conseguidas para países de terceiro mundo. O dinheiro é utilizado em ações de solidariedade destinadas a populações que enfrentam grandes dificuldades.

Os produtos utilizados cumprem os requisitos de higiene e até de qualidade. Só que, aos olhos dos hipermercados, não apresentam a forma e o tamanho exigível para conquistar o direito de chegar a uma prateleira.

Por outro lado, usa bens com excesso de produção, que ocupam espaço necessário nos armazéns. Outros há que estão perto do prazo de validade. O destino seria o lixo, não fosse o ‘Rub & Stub’ convertê-los em saudáveis pratos que valem dinheiro. Como é óbvio, este restaurante dinamarquês não tem fins lucrativos.

Em destaque

Subir