Nas Notícias

Leões devoram gado em Moçambique e deixam população em “pânico”

leoes casal210leoes casalUm casal de leões, supostamente fugido da Gorongosa, tem sido visto junto aos campos agrícolas da Beira, no centro de Moçambique. As autoridades, que já pediram “sossego aos espíritos”, admitem que os ataques ao gado têm “semeado o pânico” na população.

Os moradores da Beira, uma localidade no interior de Moçambique, estão a ficar em “pânico” com as aproximações de um casal de leões. Os felinos têm devorado o gado – cinco bovinos e seis caprinos – e têm sido avistados a rondar os campos agrícolas. São cada vez mais as pessoas, sobretudo camponeses ou carvoeiros, que abandonam a zona com receio de um ataque.

“Os animais começaram a aparecer nas machambas e isso começou a criar pânico na população que já pernoitava na casa do chefe da povoação. Agora, as pessoas já andam em grupo para evitar ataques”, adiantou Xavier Tualufo, chefe do posto administrativo de Nhangau.

Os casos começaram há quase um mês, quando as autoridades foram alertadas para um ataque que vitimou, cita a Lusa, uma cabeça de gado e dois cabritos. Noutro ataque, em Chinacondo, os leões devoraram quatro bois e seis cabritos.

“Não temos registo de danos humanos”, complementou Tualufo: “ontem [no domingo], realizámos cerimónias tradicionais para pedir sossego aos espíritos, mas também já fizemos uma comunicação aos serviços da agricultura para o abate dos animais”.

As autoridades acreditam que o casal de felinos conseguiu fugir do parque nacional da Gorongosa, um dos principais santuários da vida selvagem no continente africano. A Gorongosa fica perto da região de Nhangau, onde têm sido registados os ataques mais recentes.

Em destaque

Subir