Mundo

Restaurante português nos EUA critica Trump com mestria

Um restaurante fundado por um português usou a sua história de sucesso para uma ação de marketing que corre mundo. O visado é Donald Trump, o homem que não suporta imigrantes, mesmo aqueles que engrandecem os EUA. A mensagem do Nando’s coloca na agenda algumas questões que Trump esquece. Numa palavra: brilhante.

As políticas contra a emigração de Donald Trump – num nacionalismo bacoco que incomoda grandes figuras norte-americanas – geraram uma manobra de marketing de mestre.

O restaurante  Nando’s, que foi fundado por um emigrante português nos EUA e apresenta o galo de Barcelos como símbolo, usou as ‘armas’ do adversário para ganhar clientes.

O adversário é Donald Trump e a sua política contra a imigração. Ora, sendo o Nando’s Peri Peri um restaurante que nasceu da perspicácia de um homem que não nasceu naquele país, nada melhor do que fazer uma campanha.

Assim, nas janelas daquela cadeia de restauração, está uma mensagem com um denominador comum: “Todos são bem-vindos”. E quando se fala em “todos”, fala-se de imigrantes, homossexuais, muçulmanos, bem como de defensores de causas como luta contra o racismo, a desigualdade no género.

“Emprego para imigrantes”, “Amor pelos homossexuais”, “Respeito pelos muçulmanos”, “Combate ao racismo”, “Pagamento equitativo” e “Pluralismo cultural”. Eis os tópicos desta ação de marketing.

É uma campanha por um país multicultural, que tem um país em destaque: Portugal.

O Nando’s Peri Peri é uma cadeia de restauração muito bem sucedida nos EUA e desde a sua fundação tem alargado o número de restaurantes. Prepara-se para abrir mais um, em Washington.

A data não foi escolhida ao acaso: precisamente para o dia em que Donald Trump toma posse.

?by @dadislady #EveryoneisWelcome

A photo posted by Nando's PERi-PERi (@nandosusa) on

Em destaque

Subir