Motores

RallySpirit Altronix internacionaliza-se

A quarta edição 2018 do RallySpirit Altronix foi apresentada esta terça-feira em Gaia, e promete. Para além da já anunciada novidade da ‘visita’ ao concelho de Barcelosm a prova da Xikane terá o francês François Delecour como ‘cabeça de cartaz’.

Como Pedro Ortigão fez questão de salientar nesta apresentação, a prova começa a ganhar nome além fronteiras e isso explica a presença de alguns concorrentes estrangeiros ‘especializados’ no conceito de ‘Rally-Legend’.

Zoom Motorsport

“Não queremos que o RallySpirit se transforme algo do que já exista lá fora. Queremos que seja igual a si próprio e mantenha o DNA com que nasceu”, assume o responsável pela Xikane. É nesse espírito que se mantém uma classificativa na zona de São Romão do Coronado, “apesar do Munícipio da Trofa não se ter mostrado recetivo em receber a prova”. Algo que não sucedeu com Gaia, que volta a ser o ponto de partida e chegada da prova, e com Barcelos, “foi inexcedível na sua recetividade e apoio ao rali”.

Na lista de inscritos vamos encontrar verdadeiras ‘máquinas’ de outros tempos, com destaque para o Ford RS 200, mas também alguns atuais, como o Porsche 997 GT3 Cup de Adruzilo Lopes, sendo que o maior atrativo será ver em ação François Delecour.

O francês nunca foi muito feliz no Rali de Portugal, mas desta vez não tem o seu ‘fantasma’ em Lousada, onde invariavelmente era bafejado pelo azar. Estará aos comandos do Ford Sierra Cosworth que tripulou nos tempos em que competia no ‘Mundial’, e faz questão de estar a correr para ganhar, alinhando com a sua habitual navegadora, Valérie Closier.

“Perguntamos-lhe se queria estar presente na variante de ‘show’, mas Delecour diz que quando entrava numa prova era para a tentar ganhar. Por isso vem com a sua navegadora e não com um português que queiramos homenagear, como vem sendo tradição nesta prova”, explicou Pedro Ortigão.

A prova, que vai vai disputar-se entre 1 e 3 de novembro, terá novamente como ‘montra’ a zona ribeirinha de Gaia, onde os carros participantes estarão em exposição antes do rali começar, sendo que mais uma vez o Quartel da Serra do Pilar volta a ser cenário para as verificações documentais, parque de assistência e super especial.

Na sexta-feira, dia 2 de novembro os concorrentes cumprem três especiais na zona de Barcelos – Franqueira (4,7 km) por duas vezes e uma super especial noturna na própria cidade minhota (1,2 km). Já no sábado haverá mais sete classificativas – duas passagens por Coronado (5,3 km), duas por Assunção (4,4 km) e duas por S. Tomé de Negrelos (7,3 km), para além da super especial de Gaia (1,2 km).

Em destaque

Subir