Motores

Rali da Madeira termina envolto em polémica

BrunoMagalhaesMadeira11

Uma pedra no meio da estrada acabou por fazer anular a penúltima classificativa do Rali Vinho Madeira e instalar na prova, a quinta do campeonato nacional da especialidade, que este sábado se concluiu.

Bruno Magalhães e Hugo Magalhães eram a primeira equipa a passar no troço da Ponta do Pargo 2 e acabaram por não evitar bater no obstáculo, imobilizando o Ford Fiesta R5 no meio da estrada.

O que se seguiu provocou o burburinho. A Direção de Prova decidiu anular a classificativa, encurtando o rali e provocando os protestos nas hostes madeirenses, uma vez que Alexandre Camacho estava a seis segundos e meio do líder e poderia recuperar a diferença e lutar pela vitória.

Enquanto se discutia se a pedra teria ou não sido colocada naquele local, a ‘caravana’ do rali seguiu para a última classificativa da prova, incluindo o próprio Bruno Magalhães, já que os danos no Fiesta R5 se limitaram à proteção inferior do motor.

Ainda que subindo ao lugar mais alto do pódio, Bruno Magalhães viria a perder a vitória ‘na secretaria’ atribuindo o triunfo ao campeão nacional, uma vez que os comissários desportivos decidiram penalizar o piloto de Oeiras em 35 segundos, descendo para a quarta posição, pela atitude de interromper o andamento dos seus adversários.

JosePedroFontesPodioMadeira

Com esta vitória José Pedro Fontes está mais perto do segundo título consecutivo, uma vez que reforçou a sua liderança, face a um Pedro Meireles que não foi além do sétimo posto, depois de uma pesada penalização no início da etapa, uma vez que demorou vários minutos até que o motor do Skoda Fabia R5 do piloto da madeirense pegasse de manhã.

Miguel Campos teve um final de prova contrário ao de José Pedro Fontes, pois perdeu tempo e acabou mais longe do quarto classificado e segundo melhor madeirense Miguel Nunes.

Uma palavra para Romain Dumas. O piloto da Porsche no WEC deu muito boa conta de si na estreia na prova madeirense, ao terminar na oitava posição, com um 911 GT3 Cup que nas estradas da ilha está claramente em desvantagem face aos R5.

RomainDumasMadeira3

Classificação
1.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën) 2h03m02,4s
2.º Alexandre Camacho/Pedro Calado (Peugeot) + 1,0s
3.º Miguel Nunes/João Paulo Fernandes (Ford) + 27,8s
4.º Bruno Magalhães/Hugo Magalhães (Ford) + 29,3s
5.º Miguel Campos/Vítor Calado (Skoda) + 40,6s
6.º Ricardo Moura/António Costa (Ford)+ 2m38,8s
7.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 3m09,8s
8.º Romain Dumas/Denis Giraudet (Porsche) + 3m12,5s
9.º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda) + 4m52,5s
10.º Elias Barros/Ricardo Faria (Ford) + 5m17,9s

 

 

Em destaque

Subir