Nas Notícias

Quer comprar um esqueleto completo de mamute com 50 mil anos?

Procuram-se pessoas que tenham, na sua casa, uma sala de grandes dimensões e com espaço para acolher o esqueleto de um mamute com mais de 50 mil anos. Este esqueleto tem 270 ossos e demorou 10 anos a completar o processo de recolha, restauro e montagem. Está agora em leilão na Catawiki e, por ser um dos poucos existentes na Europa, prevê-se que seja vendido por 260 mil euros.

Até dia 9 de outubro, todos os amantes da Idade do Gelo podem licitar o leilão do esqueleto completo de um Mamute lanoso do Mar do Norte na Catawiki, plataforma de leilões na Internet de mais rápido crescimento no mundo.

O esqueleto completo, com 270 ossos, conta com 3,5 metros de altura e mais de 5,5 metros de comprimento, está montado numa posição de movimento.

O seu processo de recolha, restauro e montagem demorou cerca de 10 anos a ficar completo, e está agora numa garagem de um colecionador particular que, devido à falta de espaço para mantê-lo, decidiu colocá-lo em leilão.

Segundo Wim van Stormbroek, especialista em História Natural, este é um leilão especial:

“É bastante raro encontrar-se um esqueleto completo de um mamute no mercado. Por norma, apenas temos a possibilidade de encontrá-los em museus, nunca estão à venda. Segundo as nossas pesquisas, este é um dos poucos esqueletos completos de mamute existente na Europa, de propriedade particular”.

O esqueleto do Mamute faz parte de um leilão sobre o tema da Idade do Gelo, e inclui esqueletos e fósseis de animais desta época. A expectativa é de que esta peça seja leiloada entre 200 e 260 mil euros.

O especialista Wim van Stormbroek refere que todos os ossos do mamute são provenientes do Mar do Norte, que foi, durante a época do gelo um local onde muitos animais desta espécie viveram. Atualmente, o Mar do Norte é também conhecido como o maior cemitério de mamutes, em todo o mundo. Pescadores do Mar do Norte encontram muitas vezes ossadas e fósseis de mamutes nas suas redes.

Leilão de obras de arte

Além deste esqueleto de Mamute completo, outros objetos raros fazem parte deste leilão sobre a temática da Idade do Gelo. Prevê-se que os leilões com mais adesão incluam o do esqueleto completo de um urso das cavernas, ou o fóssil do crânio de uma espécie de hiena já extinta.

Em destaque

Subir