Desporto

Volta a Portugal em bicicleta vale 84,5 milhões

O impacto mediático da 78.ª Volta a Portugal Santander Totta aumentou 25 por cento, em comparação com a edição do ano passado. Entradas do FC Porto e do Sporting ajudam a explicar este interesse crescente.

Segundo um estudo da Cision, o impacto financeiro mediático da Volta a Portugal em Bicicleta, em 2016, foi de 84,5 milhões de euros, gerado através da presença nos diferentes órgãos de informação, o que corresponde a um aumento de 25 por cento, face ao ano passado.

Este estudo encomendado pela Podium Events, organizadora do evento, foi realizado entre janeiro e setembro deste ano para avaliar o potencial mediático da Volta a Portugal 2016.

A Cision, empresa especialista na avaliação das informações difundida pelos meios de comunicação social, avaliou ainda a atenção dada pelos portugueses à prova mais importante do calendário nacional e concluiu que, pelo menos, 76 por cento da população portuguesa esteve exposta, através dos média, à Volta a Portugal Santander Totta.

A competição chegou a cada uma dessas pessoas, em média, 81 vezes durante o período analisado. Esta presença nos meios de comunicação social traduz-se em 87,1 milhões de pessoas em contacto com o evento.

Este aumento significativo do impacto da prova resulta da estratégia da organização nomeadamente o forte investimento em novos e melhores conteúdos nas plataformas digitais. As entradas do FC Porto e do Sporting, que recuperaram a aposta na modalidade, ajudam a explicar este interesse crescente.

Ao longo dos nove meses em análise, a 78ª Volta a Portugal Santander Totta, que coroou Rui Vinhas (W52/FCPorto) como vencedor, foi identificada em 4614 notícias, o que resulta num valor publicitário equivalente a 80,2 milhões de euros.

Estes números são surpreendentes face à comparação com o valor do investimento efetivo de 4,3 milhões de euros em publicidade. Da análise e cruzamento de todos os dados, a Cision  garante que o rasto gerado pela prova nos diferentes órgãos de informação pode ser traduzido num impacto financeiro de 84,5 milhões de euros.

Em destaque

Subir