TV

Vídeo: Estes brinquedos põem as crianças a falar com estranhos

A DECO alerta que há dois brinquedos eletrónicos muito perigosos para as crianças. A boneca ‘My Friend Cayla’ e o robô ‘i-Que’ têm falhas graves na proteção e privacidade.

O problema foi detetado pelo Conselho de Consumidores da Noruega, que de imediato passou a informação à rede de organizações de defesa dos consumidores da qual é membro a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

A análise à boneca e ao robô comprovou que estes brinquedos, através da ligação à internet, podem provocar “infrações graves aos direitos das crianças, nomeadamente no que respeita à privacidade dos dados pessoais”.

A ‘My Friend Cayla’ e o ‘i-Que’ possuem microfones incorporados, ligados a um programa de reconhecimento de fala, que permite a ‘comunicação’ com a criança.

O problema é que a tecnologia pode ser acessada por estranhos, levando desconhecidos a ouvirem o que as crianças estão a dizer ou, pior ainda, a meterem conversa, induzindo (por exemplo) a abrirem a porta de casa.

“Qualquer pessoa pode assumir o controlo dos brinquedos através de um telemóvel, tornando possível falar e ouvir através do brinquedo sem ter acesso físico ao mesmo”, frisou a DECO.

Quem também tem acesso aos microfones é a Nuance Communications, uma empresa nos EUA que reserva, no momento em que o brinquedo é vendido, o direito de partilhar essa informação com terceiros “e de a usar para diversos fins”, como publicidade.

“Por exemplo, Cayla ‘fala’ sobre o quanto gosta de alguns filmes da Disney”, exemplificou a associação, traçando como “clara a relação comercial entre o fabricante e a Disney”.

Trata-se de “uma clara violação legal à proteção de dados e segurança dos brinquedos”, insistiu a DECO, salientando ainda que os termos e condições dos dois brinquedos podem ser alterados, pela empresa, sem qualquer aviso prévio.

Em Portugal, a boneca ‘My Friend Cayla’ e o robô ‘i-Que’ não estão disponíveis nas lojas físicas, mas podem ser adquiridos através de lojas virtuais, como o eBay e a Amazon.

Ative as legendas e a tradução automática para português no vídeo:

Em destaque

Subir