Mundo

“Homossexualidade é uma deficiência”, diz arcebispo espanhol Fernando Aguilar

fernando aguilar 1fernando aguilar 600Arcebispo espanhol compara homossexualidade a outros problemas como a hipertensão. Futuro cardeal diz que há tratamento e que homossexuais devem ser ajudados.

Fernando Aguilar, 84 anos, arcebispo de Pamplona e que está prestes a tornar-se cardeal espanhol, teceu esta segunda-feira comentários polémicos acerca da comunidade gay:

“A homossexualidade é uma forma deficiente de exprimir a sexualidade”, diz em entrevista ao jornal Sur.

Aguilar compara mesmo a homossexualidade a outras doenças: “Eu tenho hipertensão e tento resolver esse problema como me é possível. Dizer a um homossexual que há ajuda para os seus problemas não é uma ofensa. Há tratamentos”, acrescenta.

Como seria de esperar, as declarações do futuro cardeal espanhol originaram já uma onda de indignação por parte de algumas organizações: “A homofobia trata-se, a homossexualidade não”, escreve a associação espanhola Colegas numa nota.

Fernando Aguilar faz parte de uma lista de 19 arcebispos espanhóis nomeados pelo Papa Francisco para cardeais. A cerimónia está marcada para a próxima quarta-feira, 22 de janeiro.

Em destaque

Subir