Apresentações/Novidades

Pulsar faz Nissan regressar ao segmento dos familiares médios

NissanPulsar114NissanPulsar114 600Quase uma década depois a Nissan regressa ao segmentos dos familiares compactos. Isto porque depois do Almera a marca nipónica não mais se fez representar no mercado dos ‘hatchback’ do segmento C.

Montado na fábrica da marca em Barcelona, e situando na gama Nissan entre os modelos Juke e Qashqai, o novo pulsar chegou a Portugal este Outono para competir diretamente com adversários de peso como o Volkswagen Golf, o Renault Mégane ou o Ford Focus.

Seguindo a mesma tendência estética das propostas mais recentes da Nissan, nomeadamente nos modelos Note, Qashqai e X-Trail, na qual sobressai a grelha em V e os faróis em formato boomerang que integram luzes LED, o Pulsar utiliza a plataforma CMF2.

NissanPulsar214 600Isto significa que a bordo os ocupantes contam com bastante espaço, explorando as dimensões, não apenas em termos de comprimento (4,3 metros) e largura, mas também de distância entre eixos, que é de 2,7 metros. Atrás, por exemplo, o Pulsar disponibliza o maior espaço ao nível do joelhos do seu segmento, que atinge os 692 milímetros.

A capacidade original da bagageira também não é excecional, situando-se nos 385 litros, mas com o rebatimento dos bancos traseiros pode chegar aos 1395 litros.

NissanPulsar414 600No interior vamos encontrar um habitáculo moderno e com uma instrumentação bastante completa, embora disposta de forma clássica, com o velocímetro e conta-rotações a dominar o painel diante do condutor, que pode ser configurado para receber informações do computador de bordo ou intruções de navegação, igualmente disponíveis no ecrã TFT existente na consola central.

Apesar de se tratar de um familiar do segmento médio, a Nissan dotou o Pulsar com algumas tecnologias de segurança habitualmente apenas disponíveis em modelos topo de gama, caso do ‘escudo protetor’.

Trata-se de um sistema baseado num conjunto de câmaras que permitem uma visão panorâmica do exterior e detetar objetos ou movimentos em redor do veículo, bem como aviso de mudança de faixa e ângulo morto e sistema de travagem de emergência.

Em termos de motorizações, o novo Pulsar surge com duas propostas e quatro níveis de equipamento – Visa, Acenta, N-Tec e Tekna – com preços entre os 20.550 e os 28.400 euros.

NissanPulsar314 600No nível Acenta o equipamento é bastante completo e inclui cruise control, imobilizador, limitador de velocidade, controlo de estabilidade, controlo activo de condução, monitorizador da pressão dos pneus, seis airbags, faróis automáticos, ar condicionado automático de duas zonas, e conectividade com iPod e Bluetooth, rádio, computador de bordo com ecrã a cores.

O primeiro motor é 1.2 DIG-T a gasolina com 115 cv de potência, equipado com uma caixa manual de seis velocidades ou, como opção, uma automática Xtronic, enquanto o segundo é o conhecido 1.5 dCi diesel de origem Renault com 110 cv, também equipado com uma transmissão manual de seis velocidades.

Em destaque

Subir