Nas Notícias

Sem novas declarações, Duarte Lima aguarda acórdão no caso que envolve BPN

duarte lima Duarte Lima optou por não prestar declarações na audiência de hoje do processo Homeland, no qual é arguido por alegada burla ao BPN. Como explicou, não faria sentido depois dos juízes recusarem ouvir quatro testemunhas.

A 7.a Vara Criminal de Lisboa não aceitou o pedido da defesa de Duarte Lima para inquirir quatro novas testemunhas e, avança a Lusa, o antigo líder parlamentar do PSD abdicou de prestar declarações, na audiência de hoje do processo Homeland.

Quando o coletivo de juízes presidido por juíza Filipa Valentim perguntou a Duarte Lima se pretendia acrescentar algo, o principal arguido respondeu que tais declarações só fariam sentido se o tribunal tivesse aceitado as quatro novas testemunhas.

Vítor Raposo, o arguido que ia prestar declarações se Duarte Lima também o fizesse, acabou por abdicar desse direito.

Face ao silêncio de todos os arguidos, coube aos advogados as alegações finais, ficando a leitura do acórdão marcada para 28 de novembro.

Segundo a Lusa, o advogado de Duarte Lima, Soares da Veiga, tentou demonstrar que “não houve crime de burla”, nem de fraude, para a obtenção um crédito junto do Banco Português de Negócios (BPN).

Para Paulo Sá e Cunha, que representa Vítor Raposo, a acusação “não encontrou nenhum prejuízo”, pelo que não pode haver “crime de burla” e pedindo a absolvição do constituinte.

Também o advogado de Pedro Lima (o filho de Duarte Lima), Rogério Alves, apelou à absolvição, comentando a “pressão terrível exercida sobre os tribunais” quando nos processos estão envolvidas figuras públicas, em especial políticos.

Argumento semelhante utilizou o defensor dos irmãos João e Pedro Almeida Paiva, Saragoça da Matta.

Recorde-se que, no processo Homeland, Duarte Lima está acusado de burla qualificada, branqueamento de capitais e abuso de confiança agravado, enquanto o filho, Pedro Lima, responde por burla qualificada e branqueamento de capitais.

Vítor Raposo, sócio do ex-líder parlamentar do PSD, está a ser julgado por burla qualificada.

João de Almeida e Paiva e Pedro de Almeida e Paiva, ambos advogados, foram acusados de burla qualificada, um crime de infidelidade e outro de falsificação.

Na origem do caso está a aquisição dos terrenos em Oeiras, em 2007, com dinheiro do fundo Homeland, dos quais 42,995 milhões de euros foram emprestados pelo BPN.

Em destaque

Subir