Motores

Prova bem ‘quente’ no troféu Super Seven em Portimão

Foi uma prova bem ‘acesa’ aquela que se viveu na primeira corrida do fim de semana do Troféu Super Seven by Toyo Tires no Autódromo Internacional do Algarve.

Um confronto que teve mais de seis dezenas de Caterham em pista e que foi marcada por diversas lutas, mantendo incerto o resultado até à bandeirada de xadrez. As maiores ‘estrelas’ portuguesas do evento – que também foi disputado pelos britânicos da 7 Series – acabaram por ser Diogo Tavares, Luís Filipe Oliveira e José Kol de Almeida.

Saindo da ‘pole-position’ nos 420 R, Francisco Villar não conseguiu resistir à pressão de José Carlos Pires, que aproveitou o cone de ar e a reta da meta do circuito para passar para a liderança da corrida. Desfecho semelhante sofreu Pedro Salvador, que caiu da segunda posição para o quarto lugar à passagem da primeira volta.

Mas a prova seria neutralizada à terceira volta depois de uma colisão entre Pedro Lacerda, que não evitou um pão, Bruno Martins e Tim Rowbottow, resultando no abandono destes três pilotos.

Passados 18 minutos – em que a pista foi limpa de destroços – a prova foi retomada, com Diogo Tavares cruzar a linha da meta na primeira posição, interrompendo a hegemonia de Pedro Salvador. O piloto de Chaves teve de comemorar o seu aniversário com um segundo lugar.

O pódio foi completado por José Carlos Pires, que viria a perder o terceiro lugar para José João Magalhães, depois dos comissários decidirem que teve influência no incidente entre Francisco Villar e Gonçalo Lobo do Vale, quando lutavam pelo terceiro posto, penalizando Pires.

Saindo do 11º lugar da grelha, Diogo Costa recuperou muitas posições até terminar no quarto posto, à frente de Rodrigo Galveias, Ricardo Rajani e Luís Calheiros Ferreira. Nuno Afonso e Duarte Lisboa completaram o top dez.

Na categoria S1600 Francicos Figueiredo conseguiu sustentar volta após volta os ataques de Luís Filipe Oliveira e Bernardo Bello, apesar da forte oposição dos dois pilotos e das trocas de posição que se deram entre este trio. Oliveira viria no entanto a ser declarado vencedor, pois o piloto do Caterham # 18 foi penalizado em 30 segundos pelo incidente ocorrido a dois minutos do fim da corrida.

Repetindo a bonita luta travada no Qualifying, José Kol Almeidasuperou Frederico Brion Sanches entre os S1600 Business, cabendo a Tiago Sousa novo pódio na categoria, o terceiro de 2019 numa época de estreia memorável em todos os sentidos.

Em destaque

Subir