TV

Problemas no casamento? Monte móveis da IKEA (com vídeo)

Uma psicóloga da Califórnia está a desenvolver uma nova terapia para casais. A experiência de montar móveis da IKEA é “tão frustrante” que acaba por fortalecer a relação conjugal: afinal, só colaborando é que homem e mulher conseguem finalizar o móvel.

Quem já teve de montar um móvel da IKEA (um dos complicados, não uma simples mesa de café…) sabe quão intensa pode ser essa experiência. É o caso de Ramani Durvasula, uma psicóloga da Califórnia, nos EUA, que nos últimos seis anos tem vindo a aprimorar uma terapia de casais.

“Só a loja assemelha-se ao mapa de uma relação terrível. Atravessar a zona da cozinha é recordar as pequenas coisas, como quem é que cozinha. Depois há a zona das crianças, que levanda ainda mais problemas. E só estamos a falar na loja, ainda não se começou a montar nada”, começou por salientar a psicóloga, numa entrevista à ABC News.

Agora divorciada, Durvasula lembra-se de como ela e o marido evitavam falar desses problemas: “Podia tornar-se numa verdadeira panela de pressão, por isso contratávamos alguém para nos montar os móveis”.

Foi então que a psicóloga se apercebeu que podia converter “uma situação de alto stress” numa ferramenta para terapia conjugal. Mais do que a visita à loja, interessava-lhe trabalhar o momento de montar os móveis, “quando os nervos ficam em franja”.

Era o que podia acontecer com Stephanie Aguirre, de 23 anos, e Samuel Hidalgo, de 29. Estes jovens de Orange County pretendiam viver juntos, mas não sabiam se estavam preparados. Por sugestão de Ramani Durvasula, foram à loja sueca comprar um armário com várias prateleiras, embora tivessem achado a ideia “patética”.

Mas a verdade é que a experiência resultou, como frisou a psicóloga: “Usaram uma linguagem colaborativa e, quando ela não conseguia fazer nada, ele nunca a criticou”.

“Agora sinto-me muito melhor. Montar umas peças de um móvel não parece assim tão complicado, até acaba por ser divertido. Mas se analisarmos a experiência tenho de concordar que agora nos sentimos mais próximos”, admitiu Hidalgo.

E que diz o IKEA sobre esta técnica terapêutica? “Não promovemos uma filosofia de que as compras têm de ser feitas em conjunto, queremos é que todos tenham uma boa experiência”, resumiu a porta-voz do gigante sueco, Janice Simonsen: “Ficamos contentes por fazer parte do processo”.

https://www.youtube.com/watch?v=Af4tQv8G0gM

Em destaque

Subir