Nas Notícias

Previsão do tempo antecipa sexta-feira mais fresca

As temperaturas mínimas devem começar a baixar, nesta sexta-feira, sendo esperada uma “pequena descida” na generalidade do território continental. Nos Açores, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) antecipa “céu muito nublado com abertas” e na Madeira será uma sexta-feira de céu “limpo”.

Os especialistas do tempo esperam uma véspera de final de semana com “céu pouco nublado” e uma “intensificação do vento no litoral e terras altas”, onde podem ocorrer rajadas de 60 quilómetros por hora.

Quanto a temperaturas, Évora deverá ser a localidade mais quente com os termómetros a chegarem aos 38 graus de máxima.

Castelo Branco, Santarém, Setúbal e Beja – todas com 37 graus de temperatura esperada – vão também ser localidades onde o calor se fará sentir, num dia em que o mercúrio não ultrapassará os 26 graus no Porto, 34 em Lisboa e Faro.

Quanto a temperaturas mínimas, numa sexta-feira onde está prevista uma “pequena descida”, no Porto será de 14 graus, enquanto que em Lisboa será de 19 graus.

A mínima rondará em Faro os 23 graus.

O risco de incêndio continua elevado.

Açores e Madeira

O IPMA antecipa para os Açores possibilidade de queda de “aguaceiros fracos” numa sexta-feira com “períodos de céu muito nublado com boas abertas”.

A Madeira terá “céu pouco nublado ou limpo”.

Tanto em Ponta Delgada, nos Açores, como no Funchal, na Madeira, os termómetros não devem ultrapassar os 27 graus de máxima, enquanto que a temperatura mínima será de 21 graus no Funchal e 20 em Ponta Delgada.

Estado do mar

O IPMA prevê para a costa ocidental ondas de noroeste com um a 1,5 metros, aumentando gradualmente para 1,5 a dois metros e água do mar a uma temperatura de 17/19 graus.

Na costa sul, a previsão é de ondas de sudoeste inferiores a um metro e uma temperatura da água do mar a rondar os 20/23 graus.

Em destaque

Subir