Economia

Presidente da República recebe hoje o dono da EDP e da China Three Gorges, Cao Guanging

eletricidadeNão é uma visita de Estado, mas o simbolismo é semelhante: Cao Guanging, presidente da China Three Gorges, inicia hoje um périplo por Portugal com uma audiência em Belém, onde vai explicar ao Presidente Cavaco Silva os planos que a empresa chinesa tem para a EDP.

A China Three Gorges, atual maior acionista da EDP, é uma das mais poderosas empresas do mundo, dadas as relações privilegiadas que mantém com o Governo chinês. A tentar entrar no mercado europeu, a empresa envia o presidente, Cao Guanging, numa visita oficial a Portugal.

O périplo começa em Belém, onde o executivo chinês vai explicar ao Presidente da República, Cavaco Silva, os planos da China Three Gorges para a EDP. Depois de terem comprado 21,35 por cento do capital, na mais recente privatização da empresa, os chineses querem ampliar a participação em mais 4,14 por cento, a fatia que o Estado ainda detém na elétrica ex-nacional e que a troika obriga a vender.

Citado pela Lusa, Cao Guangjing salientou que a visita, de uma semana, tem por objetivo “debater o aprofundamento da cooperação” entre a China Three Gorges e a EDP, bem como manter “contactos com responsáveis do Governo português”.

Em destaque

Subir