Nas Notícias

Alemanha tem de dar o exemplo com as quotas femininas, exige a comissária Viviane Reding

viviane redingA chanceler Angela Merkel é um exemplo do “êxito” das mulheres quando assumem “responsabilidades”, pelo que a Alemanha tem de dar o exemplo e “estabelecer padrões europeus” aplicando quotas femininas nas empresas e na Banca, exige a comissária europeia Viviane Reding.

A Alemanha tem uma mulher à frente do Governo, mas não aplica a quota de género nas empresas e nos bancos. A diretiva comunitária sobre a paridade ainda não está em vigor, mas Viviane Reding, a Comissária Europeia da Justiça, Direitos Fundamentais e de Cidadania, exige que o país dê o exemplo aos restantes 26 estados-membro da União Europeia.

“É um dos poucos países em que as mulheres mostram com quanto êxito podem assumir responsabilidades políticas”, argumentou Viviane Reding, referindo-se à chanceler Angela Merkel e a outras políticas com cargos de relevo em governos regionais, numa entrevista ao Rheinischen Post.

A comissária europeia considera ser dever do principal motor da economia europeia “estabelecer padrões europeus” ao nível da paridade, o que “seria bom para a imagem da Alemanha”, bastante degradada em alguns dos países periféricos.

Na União Europeia, os homens ganham em média mais 16,4 por cento do que as mulheres no exercício das mesmas funções.

Em destaque

Subir