Economia

Preço do pão e ovos aumenta em janeiro

O preço do pão vai aumentar a partir de janeiro do próximo ano. Os industriais da panificação revelam que não dá mais para manter o preço inalterado.

“No início do ano que vem o pão terá, inevitavelmente, de aumentar. Não dá para aguentar mais esta situação”, afirma António Fonte, presidente da Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte (AIPAN).

Este responsável sublinha ainda que “o que aí vem, em termos de agravamento dos custos de produção, não permite alternativa”.

António Fonte diz, em declarações ao Correio da Manhã, que o aumento “terá sempre de rondar os 20 por cento” no preço do pão.

Além do pão, o preço dos ovos também deverá ver o seu preço aumentado.

“Trata-se de uma situação muito preocupante e que nos obriga a fazer contas à vida”, afirma ao referido jornal o presidente da Associação dos Produtores de Ovos Moles de Aveiro e da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP).

Entre as causas para o aumento estão os “fogos florestais”, tal como “o problema da contaminação de ovos pelo insecticida Fipronil detectado em vários países da Europa”.

 

Em destaque

Subir