Nas Notícias

Jorge Gabriel ameaçado de despedimento da RTP por “insubordinação”

O apresentador da estação pública Jorge Gabriel recebeu “uma ameaça de despedimento”, segundo conta o próprio em declarações á revista de Júlia Pinheiro. O caso remonta a 2012,na vigência da anterior administração da RTP, presidida por Alberto da Ponte, mas só agora é conhecido.

Jorge Gabriel recebeu uma “ameaça de despedimento por insubordinação”, em 2012, quando a administração da RTP, presidida por Alberto da Ponte, decidiu transferir o ‘Praça da Alegria’ para Lisboa, programa apresentado pelo próprio Jorge Gabriel e por Sónia Araújo.

A opção de deslocar a ‘Praça da Alegria’ para Lisboa, que se consumou em 2013, gerou grande polémica e Jorge Gabriel fez ouvir a sua oposição, participando até numa vigília (em frente às instalações a RTP) contra a medida.

“Os que julgam que o norte vai ficar mais coxo, menos empreendedor e menos empenhado podem desenganar-se”, disse, na altura, o apresentador. E essas palavras não caíram bem junto da administração da estação pública, segundo revela agora à revista de Júlia Pinheiro.

“Tal decisão levou a que fosse chamado à administração da empresa recebendo uma ameaça de despedimento por insubordinação. O silêncio, ou a falta dele, tem os seus custos”, afirma, àquela publicação.

Jorge Gabriel fala ainda em “manadas de elefantes” que teve de “engolir”.

“Na minha caminhada profissional, foram muitas as ‘manadas de elefantes’ que tive de engolir para não me prejudicar, apesar de estar confiante na minha razão. Noutras ocasiões, as injustiças eram insuportáveis e não me contive”, realça agora.

E aborda as “injustiças” com que teve de lidar: “A mais recente ocorreu quando quem dirigia a RTP decidiu deslocar a Praça da Alegria dos estúdios do Porto para Lisboa. A inconsistência da argumentação utilizada levou-me a tornar pública a minha oposição, nunca faltando ao respeito à entidade empregadora”.

Em destaque

Subir