Nas Notícias

Portugal regista a segunda maior subida de despedimentos que acabam em tribunal

justicaEstudo indica que, entre os 33 países da OCDE, Portugal foi o segundo que registou um maior aumento de despedimentos litigiosos, sendo apenas superado pela Roménia. Em 2010, houve um aumento de 7161 para 7796 casos de despedimentos que acabaram nos tribunais.

Portugal é o segundo país que regista maior aumento de processos relacionados com despedimentos litigiosos, dos 33 países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O estudo relativo a 2010 indica que o número de despedimentos que esperam desfecho por decisão nos tribunais de primeira instância aumentou, em Portugal, de 7161 para 7796. Estes dados fazem parte de um relatório que o Conselho da Europa para a Eficácia da Justiça publicou hoje.

Participaram neste estudo 30 países desta organização, sendo que apenas 12 – entre os quais Portugal – assinalam um crescimento de despedimentos que acabam por ter de ser resolvidos na barra dos tribunais. Espanha, que enfrenta dificuldades económicas, assinala, curiosamente, uma descida de despedimentos litigiosos.

Apenas a Roménia (com mais 950 processos pendentes) consegue um registo pior do que Portugal, de acordo com este estudo, que vai ser apresentado nesta quinta-feira, em Viena, Áustria.

Em destaque

Subir