Tecnologia

Oceano Ártico vai perder todo o gelo em quatro anos, afirma especialista

degelo 2Em 2016, tudo o que é glaciar no Polo Norte vai ficar reduzido ao estado líquido. Investigador afirma que alertou responsáveis durante anos, agora acredita que não há muito a fazer no espaço de tempo disponível.

O verão de 2016 marcará o fim do gelo no Polo Norte. Quem o diz é Peter Wadhams, um cientista e professor que estuda há anos o gelo presente nos mares. Para o especialista, toda a camada sólida presente naquela região acabará por fica reduzida a água no espaço de quatro anos, num acontecimento que classifica mesmo de “desastre”.

Para o investigador, que há anos inspeciona as regiões mais geladas do planeta, as razões para tal fenómeno são óbvias: “Precisamos, de uma forma urgente, de travar o aquecimento global. O que tem sido feito não chega”, afirma, em entrevista ao The Guardian.

Mesmo assim, o Wadhams não acredita que haja muito a fazer em tão curto espaço de tempo: “Durante muito tempo fiz esta previsão e avisei os responsáveis. No inverno passado, houve menos criação de gelo. No verão, houve um degelo muito superior. Precisamos urgentemente de estudar alternativas”, acrescenta.

Recorde-se que, na Gronelândia, no Ártico, ocorreu neste verão o maior degelo dos últimos 30 anos, com a região a perder 97 por cento da superfície da camada de gelo, um fenómeno que terá acontecido num espaço de dias apenas (saiba mais aqui).

Desta forma, e olhando para o ocorrido naquela zona, Peter Wadhams acredita que o desastre já teve início. Para o investigador, supostamente tal só deveria acontecer daqui a cinco décadas.

Em destaque

Subir