Nas Notícias

Portugal em quarto no ranking dos “maus” jantares de Natal

calorias do natalPara muitos, o Natal é a melhor época do ano. Mas o bacalhau, as rabanadas e tudo o que bom sobe à mesa é um pesadelo quando desce para o corpo. Num ranking dos “maus” jantares de Natal, Portugal está em quarto lugar.

As contas foram feitas pelo site Treated, que mediu as calorias associadas ao jantar mais típico de Natal num total de 28 países.

Em Portugal, a escolha não é fácil. Embora o bacalhau, com as batatas a estalarem de azeite e as couves, seja o prato mais mediático, há regiões onde ganha o polvo e outras em que o cabrito é o rei da mesa.

Há que admitir: a gravidade do problema está nas sobremesas. Na época do Natal, parece que os doces estão em qualquer canto para onde nos viremos. Rabanadas, filhoses, sonhos, tronco de chocolate, pudim… Não faltam ideias para uma refeição que termina com o bolo-rei e um cálice de Porto.

Como nesta época pede o guloso para o desejoso, as calorias explodem de alegria. Não é com surpresa que Portugal ocupa então o quarto lugar na lista dos “maus” jantares de Natal do Treated.com, com um valor de 3209 calorias.

Mais do que nós só os glutões franceses (3217 calorias), britânicos (3289) e norte-americanos (3291). Afinal, Reino Unido e EUA têm a tradição dos ‘porquinhos nos cobertores’, salsichas enroladas em bacon e mergulhadas na fritadeira.

Um elogio para o Japão, no lugar mais baixo da lista (1400 calorias), mesmo tendo em conta a crescente mania de, para o jantar natalício, encomendar uma refeição da KFC, um dos símbolos da ‘fast-food’.

Em destaque

Subir