Motores

Porsche vence em Xangai e garante o título no WEC

hartleywebberbernhardxangai3

Brendon Hartley, Mark Webber e Timo Bernhard venceram as 6 Horas de Xangai, penúltima prova do campeonato do mundo de resistência (WEC), realizada este fim-de-semana se disputa no circuito chinês e dessa forma deram à Porsche mais um título de construtores.

O trio do Porsche 919 Hybrid n.º 1 dominou a corrida chinesa, para a qual largou da ‘pole position’, impondo-se diante dos dois Toyota TS050, que optaram por reabastecer sem trocar pneus nas últimas paragens nas boxes.

Foi a sexta vitória da Porsche esta época nas últimas cinco corridas e sempre com os campeões do mundo, mostrando serem os mais eficaz, que resultaram no segundo título consecutivos de construtores para a marca de Weissach.

A última paragem podia ter colocado Kamui Koboyashi, Stéphane Sarrazin e Mike Conway na luta pela vitória não fosse a equipa do Toyota n.º 6 ter sofrido dois furos na roda traseira esquerda, um deles aobrigar a um ‘pit-stop’ não previsto no começo da corrida,

koboyashisarrazinconwayxangai3

No entanto o construtor japonês encontrou algum consolo no último lugar do pódio conseguido por Kazuki Nakajima, Sebastien Buemi e Anthony Davidson no TS050 n.º 5, cortando a meta à frente dos líderes do campeonato, Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas, que ao serem quarto no Porsche 919 n.º 2 não puderam ainda celebrar o título de pilotos.

A Audi, que fez a penúltima prova no WEC, teve um dia para esquecer, com o R18 n.º 8 a ter problemas com o bocal de reabastecimento pela segunda vez, não permitindo a Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis fazer melhor do que a quinta posição, a três voltas do vencedor. Isto depois de uma colisão com o Audi n.º 7, que obrigou os dois carros a ir às boxes para serem reparados.

Marcel Fassler, André Lotterer e Benoit Tréluyer seriam sextos, pois para além da colisão ainda tiverem de perder tempo com estragos no macaco hidráulico.

lapierrerichelmimenezesxangai2

Em LMP2 a G-Drive confirmou a forma evidenciada na qualificação, garantindo uma vitória convincente de Alex Brundle, Roman Rusinov e Will Stevens, apesar do quarto lugar de Nicolas Lapierre, Stéphane Richelmi e Gustavo Menezes ter sido para a tripla do Alpine n.º 36 garantir o título na China. Isto apesar do carro azul ter sofrido um toque do Ligier RGR Sport, que Filipe Albuquerque, Bruno Senna e Ricardo Gonzalez levaram até à terceira posição.

Em GTE Pro a Ford somou a sua segunda ‘dobradinha’ consecutiva, com Harry Tincknell e Andy Priaulx a repetirem o êxito de Fuji , batendo os seus companheiros de equipa Olivier Pla e Stefan Mucke, à imagem do que havia sucedido na qualificação.

Já em GTE Pedro Lamy e os seus companheiros de equipa, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda, averbaram a sexta vitória do ano no Aston Martin n.º 98 deixando a questão do título para ser decidida na última prova do campeonato no Bahrain. É que Emanuel Collard, François Perrodo e Rui Águas foram somente terceiros no Ferrari .º 83 da AF Corse, logo atrás do Porsche n.º 78 da KCMG bem guiado por Wolf Henzler.

lamydallalanalaudaxangai5

Em destaque

Subir