Nas Notícias

Vital Moreira contra o PS no caso da sessão solene do 25 de Abril

Vital Moreira, que foi eurodeputado eleito pelo PS, manifestou-se contra o partido por apoiar a celebração do 25 de Abril no Parlamento.

No blogue Causa Nossa, o ex-eurodeputado socialista contestou em particular o argumento utilizado pelo presidente da Assembleia da República, o socialista Ferro Rodrigues, de que “a democracia não está suspensa”.

“Trata-se de desconversar, levianamente”, contestou o constitucionalista.

Antigo deputado pelo PCP e pelo PS, Vital Moreira considerou que os deputados se colocaram acima dos cidadãos quando defenderam o “direito” a celebrar o 25 de Abril no Parlamento.

“A emergência suspendeu direitos individuais e coletivos que impedem os cidadãos comuns de celebrar publicamente o 25 de Abril e que se deviam aplicar aos deputados, fora das reuniões de trabalho estritamente necessárias. Pobre da democracia, se ela se reduzisse a gestos vazios de ‘democracia celebratória’ da elite oficial, à margem dos cidadãos”, argumentou.

Ainda sobre a ‘não suspensão da democracia’, o ex-eurodeputado socialista lembrou que já houve eleições adiadas “em vários países” devido à pandemia.

“Ninguém imagina que se mantivesse, por exemplo, a realização de eleições que estivessem marcadas para este período” em Portugal, complementou.

A sessão solene do 25 de Abril tem sido publicamente defendida por várias figuras do PS, como Manuel Alegre, Vera Jardim e Alberto Martins.

Em destaque

Subir