Ralis

Rali da Finlândia: Ogier confirma triunfo merecido

Sébastien OgierSébastien OgierSébastien Ogier é o mais recente francês e latino a bater os pilotos escandinavos no Rali da Finlândia. O gaulês da Volkswagen somou a sua quinta vitória do ano no país dos mil lagos e ampliou a sua vantagem na frente do Campeonato do Mundo da especialidade.

Depois de dominar completamente a prova, ganhando 12 das 23 classificativas disputadas, a Ogier só faltou mesmo impor-se também na Power Stage, e assim arrecadar os três pontos extra e somá-los aos 25 do triunfo. Feito que foi conseguido pelo piloto que mais se aproximou do francês.

Com efeito, ao ganhar esta classificativa final de bonificações, Thierry Neuville confirmou a segunda posição final e coroou da melhor forma a sua melhor exibição da temporada, não cometendo muitos dos erros que têm comprometido resultados noutros ralis.

Ao longo da prova o belga da M-Sport manteve um aceso duelo pelo segundo posto com Mads Ostberg, mas alguns azares deste, nomeadamente um arreliador furo no segundo dia, acabou por lhe permitir concluir o rali com quase 20 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa norueguês.

MadsOstberg3big
MadsOstberg

Mikko Hirvonen terminou a prova do seu país como melhor finlandês, mas a quarta posição conseguida é um ‘magro’ consolo para uma exibição vários furos abaixo do que era esperado. O quase capotamento da segunda tirada fê-lo perder tempo e retirou-lhe a confiança para ir mais além do que ser o melhor piloto da Citroën.

Contudo, Hirvonen até podia nem ter sido o melhor homem da marca do ‘double chevron’ sem os azares do seu companheiro de equipa de ocasião. É que depois de ter sido prejudicado por Evgeny Novikov no segundo dia, Kris Meeke viu-se forçado a abandonar a uma classificativa do final.

Sem os problemas mecânicos do britânico dificilmente Dani Sordo poderia ter terminado na sexta posição, pois o espanhol nunca mostrou andamento para se bater com os melhores.

Destaque ainda para o russo Novikov, que completou o bom resultado de conjunto da M-Sport ao concluir o rali no sétimo posto, mercê de uma recuperação, após o violento despiste que deixou a frente do seu Fiesta WRC bastante danificada na segunda tirada.

JariMattiLatvala3big
Jari-Matti Latvala

Jari-Matti Latvala regressou à prova utilizado o regulamento Rally 2, mas o mais que o finlandês da Volkswagen conseguiu foi somar o ponto de ter sido o terceiro mais rápido na Power Stage, conseguindo o mesmo pecúlio que o seu companheiro de equipa Andreas Mikkelsen, já que depois de ter perdido a roda do seu Polo R WRC o norueguês terminou no top dez.

Classificação
1.º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (VW Polo R WRC)  2h43m10,4s
2.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul  (Ford Fiesta WRC) + 36,6s
3.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta WRC)  + 57,6s
4.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroën DS3 WRC)   + 1m21,6s
5.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Citroën DS3 WRC) + 6m08,5s
6.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford Fiesta WRC) + 8m39,7s
7.º Jari Ketomaa/Mikko Sallinen (Ford Fiesta R5) + 11m19,2s
8.º Per-Gunnar Andersson/Erik Axelsson (Ford Fiesta WRC)  + 11m41,5s
9.º Robert Kubica/Maciej Baran (Citroën DS3 RRC)  + 12m48,1s
10.º Andreas Mikkelsen/Mikko Markkula (VW Polo R WRC) + 13m42,0s

Em destaque

Subir